Novembro Azul: a importância de vencer o preconceito e cuidar da saúde masculina

há 2 dias 7

OUVIR NOTÍCIA

A campanha tem como objetivo a conscientização sobre a saúde do homem, especialmente no que diz respeito ao câncer de próstata.

O preconceito e a resistência ainda são os maiores desafios quando se trata da saúde masculina. A campanha Novembro Azul busca promover a conscientização e a prevenção do câncer de próstata, além de incentivar o cuidado integral com a saúde do homem.

Foto: Carol de Andrade

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que, no triênio 2023-2025, surjam 71.730 novos casos por ano, o que corresponde a um risco estimado de 67,86 casos para cada 100 mil homens. Trata-se do câncer mais incidente na população masculina — excluindo os tumores de pele não melanoma — e também do segundo tipo que mais causa mortes entre os homens no país.

Para o médico da saúde da família, Dr. Rodrigo Lagares, é necessário quebrar o paradigma de que o homem só deve procurar um serviço de saúde quando apresenta sintomas. “Ainda existe a cultura da masculinidade que diz que o homem não sente dor, que não precisa de ajuda e que deve aguentar tudo sozinho. Isso dificulta o rastreio e a prevenção de doenças, diferente das mulheres, que buscam muito mais os serviços de saúde. Nós, homens, morremos sete anos em média antes das mulheres. Para mudar essa realidade, é preciso manter um acompanhamento médico adequado”, pontuou.

O médico ressalta que, quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores são as chances de cura do câncer. Ele explica que a decisão de realizar exames de rastreamento deve ser individualizada e tomada em conjunto com um profissional de saúde, considerando fatores de risco como histórico familiar da doença e o fato de homens negros terem maior probabilidade de desenvolvê-la.

Os exames de sangue PSA e o toque retal, embora ainda cercados por tabus, são procedimentos simples e rápidos que ajudam a identificar alterações na próstata antes mesmo do surgimento de sintomas.

“O paciente com PSA e toque retal alterados é encaminhado ao urologista, que pode solicitar uma ressonância para avaliação. Em caso de tumor, o tratamento pode ser feito por meio de quimioterapia, radioterapia ou cirurgia”, explicou Lagares.

O médico também destaca a importância dos hábitos saudáveis na prevenção da doença.“Praticar atividades físicas, ter uma alimentação equilibrada, evitar o cigarro e o consumo excessivo de álcool são atitudes que fazem diferença no bem-estar e na prevenção de doenças. Além disso, é fundamental que os homens procurem o serviço de saúde antes de sentir qualquer sintoma”, reforçou.

Foto: Carol de Andrade

O aposentado Natanael Morgado, de 70 anos, entende bem o recado e não perdeu tempo: procurou a Unidade Básica de Saúde Realino Pereira para verificar como anda sua saúde. “É sempre bom a gente se cuidar para poder viver mais. Acho muito importante essa campanha, especialmente para os homens que ainda não vieram fazer uma consulta ou exame. Fiquei um tempinho sem vir à unidade porque estava viajando, mas agora quero me cuidar”, contou.

A Prefeitura de Canaã dos Carajás, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), está realizando a campanha Novembro Azul com palestras e atividades educativas nas salas de espera das unidades de saúde, com foco na prevenção e no cuidado integral da saúde do homem.

As ações incluem orientações sobre saúde sexual, reprodutiva, mental e hábitos de vida, entre outros temas, e serão promovidas em todas as Unidades de Saúde.

Outra iniciativa é o Dia Azul, que oferece atendimentos exclusivos para homens, com roda de conversa, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C, atualização do cartão de vacina, intensificação da vacinação contra o HPV (para meninas e meninos de 9 a 14 anos), além de consultas médicas e de enfermagem, solicitação de exames laboratoriais e avaliação odontológica.

Ler artigo completo