OUVIR NOTÍCIA
A adesão ao padrão nacional passa a ser obrigatória para todos os municípios brasileiros a partir de 1º de janeiro de 2026

A Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás, por meio da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), concluiu a integração operacional ao Padrão Nacional da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e), conforme determina a Reforma Tributária (Emenda Constitucional nº 132/2023) e as diretrizes do Comitê Gestor da NFS-e.
O que muda na prática?
O portal de emissão da nota fiscal continua o mesmo. Não haverá alteração no sistema utilizado atualmente pelos contribuintes. A emissão das notas seguirá sendo feita pelo Sistema Web da Prefeitura de Canaã dos Carajás, garantindo continuidade e segurança.
Transmissão automática das notas
A partir de 1° de janeiro, todas as NFS-e emitidas no sistema municipal serão transmitidas automaticamente e em tempo real para o Repositório Nacional do Comitê Gestor da NFS-e.
Atenção ao formato da nota
De acordo com a Nota Técnica nº 004 – Versão 1.1 (SE-CGNFe), a NFS-e Nacional poderá conter apenas um item por nota.
Conformidade técnica garantida
O sistema municipal já foi atualizado e está totalmente adequado às exigências técnicas e fiscais federais, assegurando conformidade durante o período de transição da Reforma Tributária, especialmente em relação aos novos tributos IBS e CBS.
Orientações importantes:
Os certificados digitais e credenciais atuais permanecem válidos. A manutenção do sistema local evita mudanças bruscas e garante estabilidade aos prestadores de serviço.
A integração ao padrão nacional assegura regularidade fiscal tanto para o município quanto para os contribuintes.
Os contribuintes podem buscar atendimento pelo Portal de Serviços da Prefeitura de Canaã dos Carajás ou diretamente no setor de Tibutos.
.png)
Tecnologia
Baixar Cds
há 4 dias
9



English (US) ·
Portuguese (BR) ·