OUVIR NOTÍCIA
Balanço do primeiro ano de operação revela que gratuidades representam 36% do total de viagens, enquanto estudantes e usuários comuns consolidam o uso do serviço
imagens: Diego BarbosaO sistema de transporte público de Canaã dos Carajás comemora seu primeiro aniversário de operação, consolidando-se como um serviço essencial para a mobilidade urbana no município. Conforme o relatório da Secretaria Municipal de Segurança Pública Viária (Semspuv), foram registradas 187.896 passagens entre dezembro de 2024 e novembro de 2025.
Com uma média de 15.658 passageiros por mês, o transporte público de Canaã dos Carajás encerra seu primeiro ciclo como uma ferramenta de mobilidade urbana consolidada e aprovada pela população. Os números demonstram não apenas a viabilidade do sistema, mas também seu papel fundamental em garantir o direito de ir e vir dos cidadãos, seja para o trabalho, estudo ou lazer.
Desde o início de suas atividades, em 17 de dezembro de 2024, o serviço demonstrou um crescimento rápido e uma estabilização na demanda. O balanço detalhado do primeiro ano de funcionamento oferece uma visão clara sobre o perfil de uso do transporte coletivo na cidade, destacando a forte adesão de diferentes segmentos da população.
Os usuários comuns representam a maior parcela do sistema, com 105.303 passagens, correspondendo a 56% do total. O mês de fevereiro de 2025 registrou o pico de uso para esta categoria, com 11.043 passagens. Um dado de grande relevância social é o volume de isenções e gratuidades, que inclui passagens para idosos e outras categorias com direito ao benefício. Com 68.124 passagens (36% do total), o transporte público demonstra ser um importante vetor de inclusão e acesso a serviços para a população mais vulnerável.
O mês de junho de 2025 foi o que mais registrou o uso de gratuidades, com 9.740 passagens. Os estudantes e universitários também se consolidaram como um público cativo, somando 14.469 passagens (8% do total). O uso desta categoria apresentou um crescimento expressivo ao longo do ano, saltando de 325 passagens em dezembro de 2024 para 2.357 em novembro de 2025, indicando uma crescente adesão da comunidade acadêmica ao serviço.
Transporte Público Canaense cobre áreas das zonas urbana e rural
Atualmente, o transporte público possui seis linhas em funcionamento e o cidadão pode acompanhar as rotas, horários e emitir as passagens pela internet via portal Integra Canaã, que também está disponível em aplicativos Android ou iOS. Existem pontos de venda presenciais nos bairros Novo Horizonte 2, Vila Planalto e Nova Esperança.
Os ônibus disponíveis para o transporte coletivo contam com ar-condicionado, acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida e capacidade para 29 passageiros sentados e 18 em pé. Para o secretário municipal de Segurança Pública Viária, Crisley Morais, a consolidação do transporte público traz “mais segurança para moradores e reduz o número de veículos no trânsito”, declarou.
Veja as rotas disponíveis do transporte público canaense:
- Amec x Residencial Canaã
- Novo Brasil x Vale da Bênção
- Centro x VS-52
- Centro x Vila Planalto
- Rodoviária x Vila dos Imigrantes
- Rodoviária x VS-52
.png)
Tecnologia
Baixar Cds
há 1 semana
23



.png)




English (US) ·
Portuguese (BR) ·