Termelétrica abastecida pela Gás do Pará entra em fase de testes em Barcarena

há 1 dia 6
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem

A Usina Termelétrica Novo Tempo (CELBA 2), localizada em Barcarena, iniciou oficialmente sua fase de testes e alcançou um novo marco com a ignição das turbinas movidas a gás natural e a vapor. O empreendimento é o primeiro do Pará a operar com gás natural, abastecido pela Companhia de Gás do Pará (Gás do Pará).

O projeto integra a estratégia de transição energética do estado e deve se consolidar como uma das maiores usinas termelétricas da região Norte. A previsão é que o fornecimento de energia ao Sistema Interligado Nacional (SIN) comece ainda neste trimestre.

A autorização para início da operação em teste foi concedida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em 19 de setembro, conforme publicação no Diário Oficial da União. Desde então, a unidade geradora UG1 está em fase de avaliação técnica, para medir sua capacidade e desempenho antes de alcançar operação plena.

Com potência estimada em 624 megawatts (MW), a UTE Novo Tempo terá capacidade para abastecer cerca de 2,6 milhões de residências — o equivalente a 10% da demanda energética da região Norte e 25% de todo o consumo do Pará. A usina conta com uma turbina a gás e outra a vapor, ambas movidas a gás natural liquefeito (GNL), fornecido pela Gás do Pará.

“Começa uma nova era de geração de energia interligada para dar mais confiabilidade ao sistema nacional. O Pará, como grande produtor de energia, vai ampliar sua capacidade de fornecimento com uma usina de funcionamento contínuo”, destacou Fernando Flexa Ribeiro, diretor-presidente da Companhia de Gás do Pará. “É a primeira termoelétrica paraense movida a gás natural, garantindo uma transição energética mais limpa”, completou.

A operação da UTE Novo Tempo reforça o papel do Pará como protagonista na diversificação da matriz energética brasileira. Além dela, o Sistema de Distribuição de Gás Natural (SDGN), operado pela Companhia de Gás do Pará, também deve abastecer futuramente a UTE Portocém — uma das maiores usinas termelétricas do país, com início de atividades previsto para agosto de 2026, também em Barcarena.

Fonte/Créditos: Gazeta Carajás com Agência Pará

Créditos (Imagem de capa): Agência Pará

Ler artigo completo