Emoção e fé: Traslado dos Carros ilumina Belém e dá início ao Círio 2025

há 4 horas 3
Procissão percorreu 5 km da Basílica Santuário até a Nova Doca, com destaque para a iluminação da imagem de Nossa Senhora de Nazaré.Procissão percorreu 5 km da Basílica Santuário até a Nova Doca, com destaque para a iluminação da imagem de Nossa Senhora de Nazaré. Foto Rosana Pinto/DFN

Nesta quarta-feira (8), foi realizada a primeira romaria oficial do Círio 2025: o Traslado dos Carros, que começou às 20h com concentração em frente à Basílica Santuário de Nazaré. Mais de 30 mil fiéis acompanharam o percurso, que se encerrou por volta das 22h30 com a chegada da berlinda na avenida Doca de Souza Franco. A multidão foi surpreendida e encantada pela iluminação de uma imagem gigantesca de Nossa Senhora de Nazaré na Nova Doca.

A procissão foi instituída como romaria oficial em dezembro de 2019, por decisão conjunta da Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) e da Arquidiocese de Belém. A iniciativa surgiu como reconhecimento à forte participação dos devotos e à importância dos carros como símbolos da festividade, sugerida pelo então Arcebispo Metropolitano, Dom Alberto Taveira Corrêa.

Em sua 4ª edição, o Traslado contou com a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré na berlinda, ornamentada pelo artista Djan Slaviero. O percurso de aproximadamente 5 km percorreu a Basílica Santuário, avenida Nazaré, travessa 14 de Março, travessa Antônio Barreto, avenida Visconde de Souza Franco (Doca) e rua Marechal Hermes, até o estacionamento do Porto Futuro.

Imagem de Nossa Senhora de Nazaré ganha iluminação especial na chegada à Nova Doca.Imagem de Nossa Senhora de Nazaré ganha iluminação especial na chegada à Nova Doca. Foto: Cylla Ribeiro

Os 14 carros permanecerão expostos em frente à Basílica a partir das 7h, e cada um possui significado religioso e histórico:

  • Carro da Saúde: Criado em 2021, homenageia Santo Antônio Maria Zaccaria, combinando fé e missão de salvar vidas.
  • Carro Dom Fuas: Introduzido em 1805, lembra o milagre de Dom Fuas Roupinho e do Brigue São João Batista.
  • Carro de Plácido: Representa o caboclo Plácido José de Souza, que encontrou a imagem de Nossa Senhora no igarapé Murutucu.
  • Carro da Sagrada Família: Criado em 2017, simboliza a união das famílias em torno da fé.
  • Barca Portuguesa: Tradicional xavega de Aveiro, Portugal, enviada em 1971, simboliza o “pescar cristãos”.
  • Barca da Guarda Mirim: Introduzida em 1990, substituindo a antiga Barca dos Escoteiros.
  • Carros dos Anjos: Surgiram em 1972, conduzindo crianças vestidas de anjos para atender promesseiros.
  • Barca com Velas: Criada em 1982, representa o chamado à fé cristã.
  • Barca Nova, Barca com Remos e Barca Cesto de Promessas: Mantêm o simbolismo de pescar cristãos, sendo o Cesto de Promessas o local onde fiéis depositam pedidos e agradecimentos, que depois são queimados em cerimônia especial.

O Traslado dos Carros mantém viva a tradição do Círio, integrando história, fé e cultura, enquanto proporciona aos devotos momentos de emoção e devoção ao longo de todo o percurso.

Ler artigo completo