Solene da Conceição Araújo, de 39 anos, foi morta na noite de sexta-feira (3) em Vila Isol, distrito localizado no km 1000 da BR-163, em Novo Progresso (PA). O principal suspeito é o companheiro da vítima, José Miranda de Sousa, de 50 anos, conhecido como “Surdo”, que permanece foragido.
Um crime de feminicídio foi registrado na noite desta sexta-feira. Solene era mãe de três filhos homens, de 18, 11 e 4 anos, todos de um primeiro casamento. Após conhecer José pelas redes sociais, ela se dirigiu ao distrito para encontrá-lo. O suspeito trabalhava como vaqueiro em uma fazenda da região.
Solene da Conceição Araújo
Segundo relatos do filho mais velho, que chegou a passar um mês com a mãe em Vila Isol, Solene vinha sendo agredida há muito tempo pelo companheiro, inclusive com facão. A vítima já havia planejado fugir do suspeito, natural do Maranhão, mas vivia praticamente isolada na vila, sem contato com familiares ou conhecidos, sob vigilância constante do companheiro.
Na noite do crime, o filho de 11 anos presenciou o assassinato. O homem, embriagado, iniciou uma briga após saber que Solene planejava fugir, quebrando o ventilador e tentando agredi-la com uma faca. A mulher correu, mas foi morta a facadas em frente à residência. O filho mais velho, que estava no Maranhão, recebeu uma ligação do irmão de 11 anos, que contou todo o ocorrido. O filho de 4 anos também presenciou parte da violência.
Após o crime, as crianças foram inicialmente acolhidas por vizinhos e, posteriormente, entregues ao Conselho Tutelar de Novo Progresso, que assumiu a guarda temporária. A Polícia Militar isolou a área, acionou a Polícia Civil e realizou buscas nas proximidades, incluindo a fazenda onde o suspeito trabalhava.
As autoridades seguem em diligências para localizar o suspeito.