Lula convida Donald Trump para participar da COP30 em Belém

há 2 dias 7

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convidou oficialmente o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para participar da COP30, que será realizada em Belém (PA), em 2025. O convite foi feito durante uma conversa telefônica entre os dois líderes na manhã desta segunda-feira (6), marcada por tom amistoso e pela intenção de retomar laços mais estreitos entre os dois países.

Durante os cerca de 30 minutos de diálogo, Lula e Trump relembraram o bom relacionamento estabelecido no último encontro em Nova York, durante a Assembleia Geral da ONU, e destacaram a importância de reforçar a cooperação entre Brasil e Estados Unidos — países que somam mais de 200 anos de relações diplomáticas.

O presidente brasileiro destacou o potencial de colaboração nas áreas econômica e ambiental, mencionando o superávit norte-americano na balança de bens e serviços com o Brasil e pedindo a retirada de tarifas de 40% sobre produtos nacionais, além da suspensão de medidas restritivas contra autoridades brasileiras.

Trump, por sua vez, designou o secretário de Estado Marco Rubio para dar sequência às tratativas com o vice-presidente Geraldo Alckmin, o chanceler Mauro Vieira e o ministro da Fazenda Fernando Haddad. Ambos também sinalizaram interesse em um encontro presencial futuro. Lula sugeriu que a reunião ocorra durante a Cúpula da ASEAN, na Malásia, e reforçou o convite para que Trump venha ao Brasil participar da COP30 em Belém, que será um dos maiores eventos ambientais do planeta.

A conversa contou, do lado brasileiro, com a participação do vice-presidente Geraldo Alckmin, dos ministros Mauro Vieira, Fernando Haddad e Sidônio Palmeira, além do assessor especial Celso Amorim.

Ler artigo completo