O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (6) que avalia viajar ao Brasil em novembro para participar da COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, marcada para ocorrer em Belém (PA) entre os dias 11 e 21 do mês.
A possibilidade foi mencionada em entrevista coletiva na Casa Branca, após uma conversa telefônica com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo Trump, há intenção de que os dois líderes se encontrem nos próximos meses.
“Em algum momento eu vou (para o Brasil), e ele (Lula) vai vir aqui… Nós conversamos sobre isso”, disse o presidente norte-americano.
Se confirmada, essa será a primeira visita oficial de Trump ao Brasil enquanto presidente. Em mandatos anteriores, o republicano não chegou a realizar viagens ao país.
Durante o telefonema, o chefe de Estado norte-americano afirmou ter tido uma “boa conversa” com Lula e declarou que ambos pretendem retomar negociações comerciais bilaterais.
“Nós nos conhecemos, gostamos um do outro e tivemos uma ótima conversa. Vamos começar a fazer negócios”, afirmou Trump no Salão Oval.
O republicano também destacou o diálogo em sua conta na rede Truth Social, afirmando que a conversa teve foco em economia e comércio entre os dois países.
“Discutimos muitas coisas, mas a conversa foi principalmente focada em economia e comércio entre os dois países. Vamos nos reunir em um futuro próximo, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos”, escreveu.
A COP30, que será realizada em Belém, reunirá representantes de cerca de 190 países para discutir políticas globais de combate às mudanças climáticas. Caso a visita de Trump se concretize, ele poderá participar de encontros bilaterais e eventos paralelos sobre economia verde e transição energética.
Conteúdo relacionado: