Atendimentos estendidos e atividades educativas fazem parte das ações do Outubro Rosa no município.
quarta-feira, 08/10/2025, 10:01
- Atualizado 08/10/2025, 10:03
- Autor: DOL Carajás - Fonte: Delmiro Silva
A Secretaria recomenda que as moradoras fiquem atentas à programação de cada bairro. | Foto: Reprodução
O mês de outubro é tradicionalmente dedicado à conscientização, prevenção e cuidado com a saúde da mulher, com destaque para o enfrentamento ao câncer de mama e ao câncer de colo do útero. No Pará, o município de Rio Maria, no sul do estado, intensifica as ações da campanha Outubro Rosa, com um dia de atendimento estendido nas unidades de saúde, que começa nesta quinta-feira (9).
A campanha municipal teve início com a capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e das enfermeiras das Estratégias de Saúde da Família (ESF), profissionais que mantêm contato direto com as famílias e são fundamentais na orientação e no estímulo à realização de exames preventivos.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, as atividades estão sendo realizadas sob o tema “Em outubro, Rio Maria será rosa”, com o objetivo de mobilizar mulheres de todas as idades a participarem das ações e cuidarem da própria saúde.
Veja também:
- Hospital de Marabá convoca sociedade a apoiar pacientes oncológicas
- Estudo da Fiocruz comprova eficácia da vacina contra o HPV
- Governo lança campanha de multivacinação para jovens
Entre as atividades previstas estão:
- Solicitação de mamografia;
- Palestras educativas;
- Consultas médicas e de enfermagem;
- Testes rápidos;
- Coleta de exame citopatológico;
- E outras ações voltadas à promoção da saúde e ao diagnóstico precoce.
A Secretaria recomenda que as moradoras fiquem atentas à programação de cada bairro e participem das atividades de prevenção, reforçando que o diagnóstico precoce é essencial para o sucesso do tratamento do câncer.
Novas diretrizes para a mamografia
Em 2025, o Ministério da Saúde publicou novas recomendações para a realização da mamografia como estratégia de prevenção ao câncer de mama. O exame passa a ser indicado “sob demanda” para mulheres de 40 a 49 anos, mediante indicação médica e vontade da paciente.

A mudança busca ampliar o acesso ao exame e garantir que mais mulheres possam realizar o diagnóstico de forma precoce, fortalecendo o cuidado integral à saúde feminina.
O Outubro Rosa é uma oportunidade para reforçar a importância do autocuidado, da informação e da prevenção, pilares fundamentais para reduzir os índices de mortalidade por câncer de mama e de colo do útero em todo o país.
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
tags
Quer receber mais notícias como essa?
Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editorConteúdo Relacionado
IMPORTANTE: Os comentários não representam a opinião do Diário Online. Os textos escritos são de inteira responsabilidade dos autores.