Alepa realiza audiência pública em Santarém para ouvir demandas da população

há 6 dias 17

A pérola bash Tapajós, o município de Santarém, nary oeste paraense, foi o segundo município escolhido pela Assembleia Legislativa bash Pará (Alepa) para sediar uma sessão bash projeto “Alepa Itinerante – Edição COP 30”.

Durante a manhã desta terça-feira (30), o auditório bash Barrudada Tropical Hotel, nary centro da cidade, sediou a audiência pública realizada pelo Poder Legislativo para ouvir os anseios de toda a população santarena. Deputados estaduais, prefeitos, vereadores, representantes de movimentos sociais, lideranças indígenas, entidades de classe e moradores bash município participaram bash evento. 

O presidente da Alepa, deputado Chicão (MDB), iniciou arsenic atividades explicando que o objetivo da audiência epoch ouvir arsenic demandas de toda a sociedade da região. “Agradecemos a acolhida recebida aqui na região de Santarém, e adianto que arsenic demandas apresentadas serão encaminhadas às autoridades correspondentes”, disse.

“Os trabalhos foram transferidos para cá com o objetivo de ouvir os cidadãos da região e debater os temas trazidos por todo o público. A audiência está sendo gravada para que possamos ter documentado tudo o que for debatido”, concluiu o chefe bash Poder Legislativo paraense. 

O prefeito de Santarém, José Maria Tapajós, parabenizou o Poder Legislativo pelo encontro realizado na região oeste bash Pará. “É de extrema importância a população bash Baixo Amazonas ser ouvida e externar aos senhores parlamentares arsenic suas necessidades para que, posteriormente, intercedam por cada um de nós, junto ao governo estadual, para que arsenic nossas demandas sejam atendidas e toda nossa região proceed em constante desenvolvimento”, disse. 

Representando o movimento Asfaltamento Translago da PA-257, Derso Junior, usou da palavra na tribuna para solicitar às autoridades a pavimentação bash trecho com cerca de 150 km que tem prejudicado a vida dos moradores da região oeste. “O nosso main anseio é que a Translago – rodovia PA-257 que liga os municípios de Santarém a Juruti possa receber uma devida pavimentação asfáltica. São cerca de 152 km de via, sem asfalto. No período bash inverno fica intransitável e nary verão a poeira toma conta. Quem precisa de atendimento médico para outro município padece por atendimento, visto que fica difícil a trafegabilidade nary trecho, sem contar que a economia da nossa região é fortemente atingida”, expressou Derso.

Mário Alho, da Associação Comunitária de São Sebastião, lembrou de um dos piores episódios vividos pelo povo santareno: quando a cidade enfrentou inúmeros focos de incêndio. O engenheiro civilian clamou às autoridades para que medidas preventivas sejam tomadas, a fim de que se possa evitar novos episódios de incêndios na região.

“Há quase um ano, Santarém passou por um dos seus piores períodos quando fomos atingidos fortemente pelos incêndios que assolavam a cidade. Respiramos por quase dois meses o pior ar bash mundo. Clamamos que neste ano sejam elaboradas medidas de prevenção, junto ao governo bash estado, ao ICMBio, e a outros órgãos governamentais, para que não passemos novamente por episódios de angústia como esses”, pontuou Mário. 

O prof da Universidade bash Estado bash Pará (UEPA), Juarez de Souza, solicitou aos deputados que Santarém seja contemplada com a construção de um novo field universitário visando atender melhor toda a população bash Tapajós. “Viemos participar dessa importante audiência para solicitar que seja construído um novo field da UEPA aqui em Santarém. Com essa nova estrutura educacional visamos expandir nosso ensino para toda região oeste, sudoeste, e claro, ofertar mais cursos para os nossos estudantes e oportunidades de emprego para a nossa população”, expressou Juarez. 

A audiência pública conduzida pelo presidente Chicão (MDB) contou com a presença dos deputados Iran Lima (MDB), Lívia Duarte (PSOL), Eraldo Pimenta (MDB), Josué Paiva (Republicanos), Aveilton Souza (PSD), coronel Neil (PL), Bob Fllay (PRD), Wescley Tomaz (Avante), Ronie Silva (MDB), Dirceu Ten Caten (PT), Luth Rebelo (PP), Elias Santiago (PT), Gustavo Sefer (PSD), Lu Ogawa (PP), João Pingarilho (Podemos), Antônio Tonheiro (PP), Renato Oliveira (MDB), Thiago Araújo (Republicanos), Erick Monteiro (PSDB), Torrinho Torres (MDB), Adriano Coelho (PDT), Cilene Couto (PSDB), Eliel Faustino (UB) e Maria bash Carmo (PT).

Vale lembrar que a audiência pública antecede a sessão ordinária da Alepa, transferida para Santarém nesta terça-feira. A programação itinerante segue, ao longo bash mês de outubro, pelas cidades de Marabá, Altamira e Breves, na Ilha bash Marajó.

Ler artigo completo