Volante ganha nova função e responde muito bem

há 5 horas 4
 Samara Miranda (Clube do Remo)Caio Vinícius – Foto: Samara Miranda (Clube do Remo)

Ao longo da Série B, o Remo testou vários jogadores no setor de criação. Nenhum rendeu no nível exigido. Passaram por ali Jaderson, Régis, Dodô e, ultimamente, Nathan Pescador e até Diego Hernandez, em uma invenção infeliz do ex-técnico António Oliveira para aquela faixa do campo.

Sem alternativas, Guto Ferreira resolveu compensar a ausência de um especialista criando uma nova configuração no meio-campo azulino. Escalou Nathan Camargo e Panagiotis ao lado de Caio Vinícius. Com isso, deu mais liberdade a Caio, que desde o jogo contra o CRB (AL) vem chegando constantemente ao ataque em condições de finalização.

A estratégia tem funcionado muitíssimo bem. Na goleada sobre o time alagoano, Caio Vinícius deu assistência para Nico Ferreira marcar e ainda fez um gol batendo da entrada da área, como se fosse um atacante.

Diante do Athletico (PR), no Baenão, participou intensamente da luta pela posse de bola no meio-campo, mas encontrou tempo para surgir como elemento surpresa na área em 3 oportunidades. Na mais feliz delas, marcou o gol da vitória.

Atento ao espaço que a defesa paranaense permitia, o volante se infiltrou para tentar receber passes e cruzamentos. Como não é essencialmente um finalizador, esse posicionamento passou despercebido, o que permitiu que cabeceasse com liberdade o cruzamento de Marcelinho.

O nível de entrega de Caio Vinícius nunca foi questionado. É um jogador de luta e imposição física, mas de vez em quando era cobrado pelos erros de passe junto à área. Na formatação atual, Guto Ferreira conseguiu afastá-lo do começo das jogadas e ampliou sua faixa de participação, agora transitando entre uma intermediária e outra.

Pode não ser a solução ideal – nem definitiva – mas, por enquanto, tem funcionado muito bem. Disciplinado taticamente, Caio tem cumprido à risca – e com louvor – as orientações do treinador, tornando-se uma nova alternativa ofensiva para o time.

Blog do Gerson Nogueira, 13/10/2025

Ler artigo completo