Único sobrevivente do acidente de avião da Air India fala pela 1ª vez em depoimento emocionante: “Passo as noites pensando” Sobrevivente do acidente de avião da Air India revela viver "milagre" e "sofrimento diário" após tragédia (Foto: Reprodução/ BBC)

há 5 dias 12

O único sobrevivente da queda do avião da Air India, Viswashkumar Ramesh, disse que se sente o “homem mais sortudo” do mundo, mas que também tem sofrido física e mentalmente. Em entrevista à BBC divulgada nesta segunda-feira (3), ele se emocionou ao falar sobre a dor e o isolamento que vive desde então.

A tragédia deixou 241 mortos em junho, incluindo o irmão mais novo de Ramesh, Ajay, que estava a poucos assentos de distância dele na aeronave. “Sou apenas um sobrevivente, ainda não consigo acreditar, é um milagre. Perdi meu irmão, meu alicerce. Agora fico sozinho, sem conseguir falar com minha esposa nem com meu filho. Só quero ficar sozinho em casa. Fico pensando a noite toda, estou sofrendo mentalmente”, disse ele.

Ramesh foi diagnosticado com transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) ainda na Índia, mas não recebeu tratamento desde que retornou a Leicester, no Reino Unido. Os assessores do sobrevivente informaram que ele sente dores constantes nas pernas, costas e ombros e está incapaz de trabalhar.

Ele descreveu o sofrimento que ele e sua família vêm enfrentando: “Pra mim, depois desse acidente… está sendo muito difícil. Fisicamente, mentalmente… e também pra minha família. Mentalmente, minha mãe — nos últimos quatro meses — fica sentada todos os dias na porta, sem falar, sem nada. Eu não falo com mais ninguém. Não gosto de conversar com ninguém. Não consigo falar sobre quase nada. Passo as noites pensando, sofrendo mentalmente. Cada dia é doloroso para toda a família”.

Ramesh também falou sobre os ferimentos físicos que sofreu no acidente, do qual conseguiu escapar de seu assento — o 11A — por uma abertura na fuselagem. Ele disse que sente dores na perna, no ombro, no joelho e nas costas, e que desde a tragédia não conseguiu mais trabalhar nem dirigir. “Quando ando, não ando direito, é devagar, devagar… minha esposa me ajuda”, relatou.

Continua depois da Publicidade

A Air India ofereceu uma indenização provisória de 21,5 mil libras (aproximadamente 155 mil reais). No entanto, os representantes de Ramesh consideraram o valor insuficiente. Eles alegaram que o sobrevivente e sua família estão “em crise mental, física e financeira”. Além disso, ainda criticaram a falta de diálogo com a companhia aérea.

“Quem quer que seja o responsável deveria estar ao lado das vítimas, entender suas necessidades e ouvi-las”, afirmou o líder comunitário Sanjiv Patel, que acompanha o caso. A empresa aérea declarou que o apoio à Ramesh e às famílias afetadas “continua sendo prioridade absoluta”, enquanto as investigações sobre a tragédia seguem em andamento.

Continua depois da Publicidade

O acidente

O voo AI171 da Air India, com destino ao aeroporto de Gatwick, na cidade de Londres, caiu poucos minutos após decolar de Ahmedabad, às 13h39 (horário local). Depois do impacto, a aeronave pegou fogo. Ao todo, 242 pessoas estava a bordo, sendo 232 passageiros e 10 membros da tripulação. Um homem sobreviveu.

Passageiro sobreviveu à queda de avião da Índia (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Este é o primeiro acidente fatal envolvendo uma aeronave Boeing 787, de acordo com o banco de dados da Aviation Safety Network. Lançado em 2011, o modelo é conhecido por sua tecnologia avançada e sólido histórico de segurança. Saiba detalhes, clicando aqui.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques

Ler artigo completo