Mais de 2 mil agentes das forças de segurança pública foram mobilizados para garantir a segurança e o monitoramento da Trasladação, segunda maior procissão do Círio de Nazaré, que percorre o trajeto 3,7 quilômetros, na noite deste sábado (11). As ações desenvolvidas pelas forças de segurança, com policiamento ostensivo e monitoramento, integram o planejamento da Operação Círio 2025, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) em conjunto com órgãos federais, estaduais e municipais.
“Em mais um ano, nós trabalhamos de forma integrada a fim de garantir que toda a população possa expressar sua fé com segurança em todo o percurso das procissões. Nossas equipes de segurança acompanharam as três romarias realizadas mais cedo e, agora à noite, seguem monitorando a Trasladação, para garantir todo o suporte necessário à população. Nós estamos monitorando todas as câmeras que ficam nos arredores durante todo o percurso, controlando o trânsito e também dando segurança à população. Lembrando que estamos a postos no CICC móvel para receber informações, dar informações para a população e registrar ocorrências. Este ano, temos uma novidade, todo documento, aparelhos celulares e qualquer item que você achar, deve ser levado a este posto para que a gente possa, a partir de terça-feira, fazer a devolução aos seus reais proprietários na Delegacia Geral. Então, seguiremos até a maior procissão, que é amanhã pela manhã, atuando firmemente para que finalizemos as ações do domingo conforme o planejado e todos possam aproveitar da melhor maneira possível”, disse o titular da Segup, Ualame Machado.

Do Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, instalado na Avenida Nazaré, esquina da travessa Quintino Bocaiúva, os agentes de segurança monitoram, em tempo real, o movimento nas ruas por meio das mais de 60 câmeras da Segup distribuídas nas vias que fazem parte do cortejo, a fim de ter a visualização das ações e vias, e ainda, a garantir o contato com os agentes que estão nas vias e a tomada de decisão mais célere em caso de alguma intercorrência.

Segundo a tenente-coronel Ilanise Lisboa, coordenadora da Segup na Operação Círio 2025, o planejamento alinhado junto aos órgãos está sendo cumprido em cada detalhe, para que tudo ocorra com ordem e tranquilidade, apesar do grande fluxo de pessoas nas vias e procissões.
“Estamos aqui no Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, no Largo do Redondo, acompanhando a trasladação, que é a segunda maior romaria em termos de público, aproximadamente 1,9 milhão de pessoas, e nós estamos com o nosso esquema de segurança montado desde às 14h, e isso inclui desde os pontos de bloqueio, direcionamento de trânsito, além do policiamento ostensivo em todos os pontos. Então, nosso esquema de segurança está montado, aqui nós estamos com todas as equipes e os focais dos órgãos de segurança integrados, além disso nós temos também as equipes de saúde que estão aqui de forma integrada para direcionar e atender melhor a população”, informou Ilanise Lisboa.

“Estamos aqui na trasladação com o emprego de cerca de 1.300 policiais militares integrando as ações de segurança para oferecer segurança durante todo o percurso da procissão e manter a ordem. O que precisarem, estamos a postos para atender, seja nas ruas ou aqui no CICC”, reforçou o coronel PM Alfeu, comandante do Comando de Policiamento Especializado da PMPA.
Durante as ações de segurança na trasladação, uma equipe da Diretoria de Políticas Públicas e Prevenção Social (DPS) da Segup realizou uma ação com a entrega de ventarolas aos romeiros, reforçando os canais oficiais de denúncia e dicas de segurança para aqueles que caminhavam no trajeto da procissão.

Para Maria Eduarda Lemos, universitária que já acompanha a trasladação pelo terceiro ano na corda e recebeu as dicas de segurança, a procissão é um momento de muita emoção, gratidão e fé, e se torna um momento mais tranquilo com a segurança presente.

“Em 2019, eu estava prestando o vestibular, fiz a promessa pra 'Nazinha', pedindo que se ela me ajudasse a entrar no curso do meu sonho eu ia vir o quanto eu pudesse na corda dela, puxar a berlinda dela. E em 2020 passei no curso, estou até hoje quase me formando, graças a Deus. Eu vi que tem um local onde a polícia está aqui, o que garante mais segurança, mais tranquilidade pra gente como nos outros anos que já viemos. Já aconteceu de estarmos na corda e nos perdemos de parentes, de amigos, e a polícia nos ajudou com apoio para encontrarmos quem estava com a gente. Então isso é muito importante para nós, que viemos para participar”, contou a estudante de engenharia de Petróleo.
Registros de Ocorrências no CICC Móvel

A Polícia Civil instalou uma unidade para atendimento no Centro Integrado de Comando e Controle Móvel para atendimentos e registro de ocorrências. Até às 21h deste sábado, foram registrados 16 boletins de ocorrência referentes a furtos de celulares.
No local, a equipe da Polícia Civil também recebeu pertences encontrados nas ruas. Todos os itens recebidos vão ser encaminhados à equipe da Diretoria de Polícia Metropolitana que fica na Delegacia Geral de Polícia Civil, para serem requeridos a partir da terça-feira (14), das 8h às 17h.

Integração
A operação conta com agentes das Polícias Militar, Civil e Científica, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), Grupamentos Aéreo e Fluvial de Segurança Pública, Secretaria de Saúde do Estado (Sesp), além de órgãos parceiros, das esferas municipal e federal.