Marabá ganhará um novo Centro de Controle Operacional (CCO) , capitaneado pela Secretaria Municipal de Segurança Institucional de Marabá (SMSI) e que auxiliará no monitoramento de diversos pontos da cidade, sendo um equipamento importante de cooperação para a segurança pública.
O CCO contará com 35 câmeras inicialmente distribuídas nos núcleos Marabá Pioneira, Nova Marabá e Cidade Nova. Além disso, um acordo realizado com a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) garantirá acesso a mais 24 câmeras do governo do estado, ampliando a ação do centro. O monitoramento ajudará na resolução de furtos e roubos e, futuramente, o CCO será interligado ao banco de dados do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp) para realizar o reconhecimento facial de criminosos.
Também há a possibilidade de, futuramente, proprietários de câmeras particulares poderem aderir ao sistema, contribuindo para a ampliação do monitoramento.
O titular da SMSI, coronel Denner Favacho, enumera as ações que podem ser realizadas a partir do serviço executado pelo CCO.
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA“O atendimento será muito mais preciso. Eu não vou ter tanto aquela necessidade de ficar patrulhando pela ronda, o que será feito de forma mais direcionada. Algum evento que, porventura, aconteça na cidade, as câmeras podem alcançar, monitorar mais de perto. Vamos começar a observar o uso desordenado das vias, pessoas jogando lixo, etc. Isso tudo o CCO vai poder ajudar as demais secretarias. Então, vai ser um empreendimento bastante vantajoso para a sociedade e que vai atender os anseios da população em relação à segurança”, destaca o secretário.
O monitoramento acontecerá 24 horas por dia, sete dias por semana, em três turnos. Os operadores passaram por treinamento e são servidores do Departamento Municipal de Segurança Patrimonial (DMSP) capacitados para identificação de demandas e repasse de competências aos demais órgãos.
Além disso, o CCO concentrará os atendimentos dos números 156 (DMTU) e 153 (GMM) buscando também a integração com outros serviços como SAMU, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, por exemplo. As informações recebidas na central serão triadas e repassadas ao órgão correspondente. O diretor do CCO, Francisco Ivan Damas, reforça a relevância do centro junto à sociedade.
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA“Importância principalmente para o cidadão. Quanto mais uma cidade segura, monitorada, melhor para o cidadão. Onde o olho humano não enxerga, a câmera pode auxiliar, pegando essas informações, colhendo, trazendo e daqui são tomadas as providências interligando com os órgãos de competência”, afirma.
Atualmente, a SMSI realiza ajustes no sistema de monitoramento e estruturais para a inauguração oficial do CCO, que tem previsão para o mês de dezembro.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Sara Lopes
The post SMSI: Centro de Controle Operacional reforçará monitoramento em colaboração à segurança pública appeared first on Prefeitura de Marabá .
.png)
Tecnologia
Baixar Cds
há 1 semana
14








English (US) ·
Portuguese (BR) ·