Nesta quinta-feira, 13, inicia a vacinação contra a Influenza em Marabá, que faz parte do calendário nacional de imunização. No primeiro dia, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da zona urbana e, a partir de sexta-feira, também as UBS da zona rural, disponibilizarão o imunizante. Inicialmente, a vacinação é voltada para crianças maiores de 6 meses e menores de 6 anos, gestantes e idosos a partir de 60 anos.
Também serão atendidos os seguintes grupos prioritários: puérperas; povos indígenas; quilombolas; pessoas em situação de rua; trabalhadores da área da saúde; professores do ensino básico e superior; profissionais das forças de segurança, salvamento e forças armadas; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores portuários; trabalhadores dos Correios; população privada de liberdade e funcionários; e pessoas com doenças crônicas.
O Dia D de vacinação contra a Influenza será em 29 de novembro em todas as UBS do município das zonas urbana e rural, das 8h às 17h.
O imunizante é disponibilizado pelo Ministério da Saúde para a região Norte do Brasil nesta época do ano por conta de fatores que propiciam a transmissão do vírus neste período, como as temperaturas elevadas e a umidade alta, apontando para a sazonalidade dos casos de Influenza na região. O médico Pedro Gabriel Yeis Petri reforça a importância da vacina.
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA“A vacina compreende três cepas das mais de quatro cepas do vírus da Influenza. É uma vacina de vírus inativado. Então, não vai gerar nenhum sintoma ou repercussão nesse paciente a não ser realmente a parte da imunização. A Influenza como doença também aumenta muito o número de internações e também pode gerar um aumento de óbitos. A melhor maneira para se prevenir dessa doença realmente é a vacinação”, explica.
A vacina passa por atualização todos os anos, a partir de dados técnicos que apontam quais as variantes do vírus que são mais preponderantes em cada região. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é vacinar 90% do público compreendido pelos grupos que serão atendidos neste primeiro momento da vacinação, o que, segundo a SMS, representa cerca de 88 mil pessoas.
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA“Recebemos a cepa de 2025 visto que a região norte tem um perfil epidemiológico diferenciado. A vacina não erradica a Influenza do nosso município, mas tem vários benefícios, evita casos graves e de óbitos relacionados à Influenza. É uma vacina que vem também protegendo contra a Influenza B. Então, já vem atualizada com essa nova cepa”, ressalta Claudenise Santos, coordenadora de Imunização da SMS.
Se você faz parte de um dos grupos prioritários para esta etapa da vacinação contra a Influenza, procure a UBS mais próxima da sua residência.
“Chegar na UBS com documentação, pode ser o Cartão SUS ou CPF, que já foi atualizado e unificado e a carteira de vacinação é importante para o registro. Para os grupos prioritários, é necessário ter algum documento que comprove que ele faz aquela atividade de fato. As pessoas que têm deficiências invisíveis, as pessoas que estão naquele processo de investigação e não têm uma comprovação via laudo. Então, essas pessoas conseguem autodeclarar essa condição e conseguem ser vacinadas”, reitera Claudenise Santos.
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PATexto: Ronaldo Palheta
Fotos: Nathália Costa
The post SMS: Imunização contra Influenza começa dia 13 nas UBS appeared first on Prefeitura de Marabá .
.png)
Tecnologia
Baixar Cds
há 2 horas
2








English (US) ·
Portuguese (BR) ·