O Hospital de Amor de Barretos (SP), que é especializado no tratamento de diversos tipos de câncer, esteve em Marabá na última segunda-feira, 10 de novembro, cumprindo o cronograma da Expedição da Amazônia, projeto que leva exames preventivos de câncer do colo do útero, próstata e de pele para os estados da região Norte do país. Participaram da ação 110 pacientes que aguardavam na lista de espera do município ou que buscavam um novo retorno a um especialista.
A coordenadora do Departamento de Média e Alta Complexidade, Thádylla Bruna Aguiar, detalhou como funciona a seleção dos pacientes atendidos pela Carreta do Hospital de Amor durante a Expedição da Amazônia em Marabá, destacando o planejamento e a triagem realizada pela rede municipal de saúde.
“Os atendimentos são destinados a pacientes já cadastrados e acompanhados pelas unidades de saúde do município. A triagem é feita com base em filas e encaminhamentos e a Central de Regulação entra em contato com cada pessoa. Foram disponibilizadas 40 vagas para PCCU, 40 para PSA e 30 para avaliação de pele, priorizando casos suspeitos e com exames pendentes”, explicou a coordenadora.
Thádylla Bruna Aguiar, coordenadora do Departamento de Média e Alta Complexidade
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PAVoluntariado
A ação foi marcada não somente pela realização dos exames preventivos, mas também pela participação voluntária de pessoas envolvidas na causa oncológica e serviços prestados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Entre os voluntários estavam cabeleireiros e profissionais da estética, fazendo cortes masculinos, design de sobrancelhas femininas e outros serviços para os pacientes que aguardavam para serem atendidos. Os servidores da SMS realizavam a aferição de sinais vitais e serviam café da manhã para o público.
Engajada na causa, a voluntária e cabeleireira Ildene Campos participou da campanha realizando a doação de cabelos naturais para a confecção de perucas destinadas a pacientes oncológicos. Ela falou sobre a motivação por trás desse gesto de solidariedade e o impacto que a ação tem na autoestima de quem enfrenta o câncer.
“Comecei a doar quando passei a conviver com pessoas que perdiam o cabelo e via o preconceito. Um cabelo natural faz com que a pessoa se sinta melhor, a estima melhora. Todos os cabelos arrecadados foram naturais, praticamente sem química. É um benefício grande, o Hospital do Amor trabalha com seriedade. É a segunda vez que faço essa doação e me sinto muito bem, com o coração lavado em poder ajudar e levar autoestima”, declarou Ildene.
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PAA chegada da carreta da Expedição da Amazônia à cidade é uma forma de contrapartida a um serviço realizado por um trio de mulheres que fazem parte da Coordenação de Captação de Recursos do Hospital de Amor em Marabá. São elas: Angélica Rangel, Cecília Fraga e Tânia Ribeiro. Em resposta aos esforços do trio de amigas, o Hospital de Amor envia o serviço como uma forma de reconhecimento ao voluntariado.
Angélica Rangel, coordenadora de captação de recursos do Hospital de Amor de Barretos, explicou como a carreta de prevenção chegou ao município e o objetivo da carreta, que traz exames preventivos e ações voltadas ao diagnóstico precoce do câncer.
“A carreta de prevenção começou a expedição na Amazônia em setembro, visitando vários municípios. Ela é uma contrapartida dos leilões que os municípios fazem para ajudar o hospital. Ela veio em 2017, 2019, parou na pandemia e retomou este ano. O objetivo é a prevenção, porque no câncer o diagnóstico precoce aumenta a chance de cura e reduz custo. Infelizmente, no Pará muitos pacientes chegam em estágio avançado, então a carreta identifica casos e encaminha pacientes já com biópsia comprovada, para terem tratamento e uma chance de cura maior”, comentou Angélica.
Angélica Rangel, coordenadora de captação de recursos do Hospital de Amor de Barretos
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PACecília Fraga, que também é coordenadora de captação de recursos do Hospital de Amor, resumiu as ações desenvolvidas pelos voluntários em Marabá para apoiar a instituição.
“São três ações obrigatórias: o Leilão Direito de Viver, onde tudo é doação e 100% vai para o Hospital de Amor; a caminhada Passos que Salvam, com a venda dos kits que é revertida em doação para o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil; ações educativas em escolas; e a distribuição de cofrinhos no comércio, que depois são recolhidos e o valor é depositado para o hospital”, explicou a coordenadora.
Cecília Fraga, coordenadora de captação de recursos do Hospital de Amor
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PAÉ importante participar
A busca pelo diagnóstico precoce de câncer é de suma importância, já que o tratamento tende a ser mais eficiente, menos doloroso e mais econômico, e as chances de cura e recuperação são maiores. Por isso, em qualquer suspeita, deve-se procurar a unidade básica de saúde mais próxima da sua casa e seguir o procedimento recomendado.
A autônoma Maria de Fátima Souza, de 53 anos, participou da ação do Hospital e destacou a importância da iniciativa para facilitar o acesso aos exames preventivos e agilizar resultados para a população.
“Eu acho muito boa essa ação social, porque é um meio de prevenção. Muitas pessoas como eu não têm tempo, muito trabalho. Quando tem um programa social desse a gente vem para não perder a chance, principalmente do Hospital de Barretos. Vim para fazer o preventivo de câncer de pele e já fiz o PCCU. É muito importante a gente comparecer e fazer, porque é um meio de prevenção”, declarou a participante.
Maria de Fátima Souza, de 53 anos
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PAProcure a UBS
A Expedição da Amazônia segue agora seu percurso por outros municípios e estados, ampliando as ações de prevenção e cuidado em todo o país. Em Marabá, o compromisso continua diariamente. Em qualquer caso de suspeita, a população pode procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência para avaliação e, quando necessário, ser encaminhada para atendimento especializado no Centro de Referência Integrado em Saúde da Mulher (CRISMU) e no Centro de Especialidades Integradas (CEI).
Durante o mês de novembro, o município está mobilizado na campanha Novembro Azul, voltada à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de próstata. As UBSs da zona urbana estão realizando dias D em horário estendido, enquanto as unidades da zona rural cumprem o dia D em plantão aos fins de semana, garantindo que mais homens tenham acesso aos cuidados preventivos.
As Unidades Básicas de Saúde funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e o cronograma completo das ações do Novembro Azul pode ser acompanhado nas redes sociais da Prefeitura Municipal.
Texto: Derik Lopes
Fotos: Paulo Sérgio
The post SMS: Hospital de Amor realiza exames preventivos de câncer em parceria com a Secretaria de Saúde appeared first on Prefeitura de Marabá .
.png)
Tecnologia
Baixar Cds
há 2 horas
2








English (US) ·
Portuguese (BR) ·