Iniciativa do CAP/DV estimula a criatividade, a leitura e a escrita inclusiva entre estudantes com idades entre 4 e 12 anos que fazem parte da instituição. O Projeto nasceu da necessidade de valorizar a leitura, a escrita e a criatividade, oferecendo aos alunos a oportunidade de vivenciar o processo de autoria e publicação do próprio livro.
Maria José Amorim, professora e idealizadora do projeto ressalta que o Super Autor é mais do que um exercício literário, “O projeto trata de uma experiência de inclusão, autonomia e protagonismo estudantil e tem o objetivo de proporcionar aos estudantes o avanço sobre suas limitações pessoais e culturais, permitindo que a criança seja mais que uma participante e se torne ator principal do seu processo educacional”, explica.
Maria José Amorim, professora e idealizadora do projeto
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
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Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PAA iniciativa envolve alunos do 1º segmento, que produzem textos autorais com o apoio e supervisão dos professores. As produções são revisadas, ilustradas e reunidas em uma plataforma digital da Editora Super Autor, que apoia o projeto desenvolvido na unidade.
Entre os educadores a perspectiva é que a ideia vem promovendo o desenvolvimento da comunicação, pensamento crítico, colaboração e empatia, o programa avança como um marco para o Centro de Apoio Pedagógico. “Eu acredito que esse projeto veio como algo muito significativo e prazeroso para os nossos alunos, porque eles avançaram muito no processo de leitura e escrita. E foi algo assim muito gratificante para eles e para nós, enquanto educadoras. Eu acho interessante e vejo ele como um projeto de vida, porque ele transforma um aluno em um protagonista da sua própria história”, destaca Maria Amorim.
“Digo que esse projeto é um divisor de águas do CAP/DV. É o maior projeto desenvolvido pela escola e, tendo em vista que a escrita permeia a vida dos alunos e transcende gerações, eu acredito que a força desse projeto, a grandeza desse projeto, não foi notada somente por nós, professores e gestão, mas também pelos familiares e alunos”, declarou Débora Francisco, Diretora Interina do CAP/DV.
Débora Francisco, Diretora Interina do CAP/DV
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PAO projeto teve inicio em janeiro de 2025. Patrícia Raquel Amorim, Coordenadora Pedagógica Interina do CAP/DV explica que as professoras trabalhavam em sala de aula com os alunos “O que elas conseguiam produzir unto aos nossos alunos de desenho, de pintura, de produção de escrita, da história deles, porque cada um criou a sua própria história, sem a interferência da professora, mas a mediação delas, e conseguiram lançar na plataforma todo esse material”, conta.
A professora de letramento e alfabetização e também idealizadora do projeto, Clívia Oliveira, reforça a emoção de ver o andamento do projeto.”Meu sentimento é de coração quentinho, de dever cumprido, porque os objetivos que a gente traçou ali em janeiro de 2025, que foi quando a gente sentou, a gente percebe que conseguimos alcançar. Os principais objetivos, desenvolver autonomia, criatividade, protagonismo, trazer os pais para dentro da instituição de ensino, foram alcançados durante o percurso”.
Clívia Oliveira, professora de letramento e alfabetização
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PAO estudante Pedro Arthur de Sousa, de 11 anos, também expõe a sua alegria em fazer parte do projeto. “Foi muito legal escrever meu próprio livro, o nome dele é O Rei Pirata e os Três Herdeiros. Eu me inspirei em uma série que eu assisti, aí eu contava a história para a professora e ela escrevia”.
Pedro Arthur de Sousa, aluno
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PAO ponto alto da iniciativa é o lançamento dos livros, em uma noite de gala inesquecível que reuniu alunos, familiares e educadores. Cada estudante recebeu seu exemplar em tinta, publicado pela editora Super Autor, e também em braille, produzido na própria instituição. O evento contou com diversas apresentações culturais e homenagens feitas pelos alunos. Ao final da noite, em um cenário especial, cada estudante participou de uma sessão de autógrafos, celebrando o resultado de meses de dedicação.
“O dia da culminância desse grande projeto, onde alunos com deficiência visual estão como autores de livros. É uma noite onde eles são o centro das atenções com a divulgação desses grandes livros deles. E o Centro de Apoio Pedagógico vem trazendo essa inovação, que é o deficiente visual como protagonista, onde ele pôde mostrar a criatividade, colocar todo o seu empenho, para que esteja nessa culminância, os livros sendo efetivados por essas crianças com deficiência visual”, ressaltou Thaís Mendes, Coordenadora do Departamento de Educação Especial da Semed.
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Thaís Mendes, Coordenadora do Departamento de Educação Especial da Semed
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Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PAJeanemis Moreno, mãe do aluno Kalleb Moreno, participante do projeto, não esconde a alegria em ver o desenvolvimento do filho. “Não tenho palavras para expressar o orgulho que é ver a desenvoltura, a alegria dele. É lindo, eu não estou me aguentando dentro de mim, de tão feliz que eu estou. E foi muito gostoso acompanhar, né? Todo dia eles chegavam em casa, tinha uma novidade, era um desenho, era uma página do livro escrito. E quando eu vi a obra, é assim, é inexplicável o sentimento, é muito gratificante, é muita felicidade para mim”.
Jeanemis Moreno, mãe do aluno Kalleb Moreno
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PAAlém do Projeto Super Autor desenvolvido no CAP/DV, outros projetos educacionais e inclusivos são desenvolvidos no município através da Secretaria Municipal de Educação, como o “Marabá Paralímpico”, que oferece treinamento em atletismo adaptado, com foco em crianças e adolescentes com deficiência, e tem como objetivo a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida através do esporte; o Curso de Libras realizado pelo Centro de Atendimento Especializado na Área da Surdez (CAES), que acontece de forma presencial voltado para familiares de alunos surdos, buscando ampliar a comunicação e a inclusão; ou o projeto de terapia em grupo para famílias atípicas atendidas pelo Núcleo de Atendimento Especializado para Alunos do Espectro Autista (NAETEA).
Lanúzia Lobo, Primeira-Dama e psicóloga
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Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA“Ter esse momento, ter um espaço tão colaborativo entre os alunos, entre os servidores e as famílias, construindo junto um conhecimento, um saber, algo que vai ficar marcado para a vida das crianças. Então eu fico muito feliz, dou os parabéns para todos os servidores que estão envolvidos nesse projeto, os idealizadores, nos enche de esperança saber que tem pessoas que estão realmente preocupadas com o desenvolvimento das nossas crianças”, conclui Lanúzia Lobo, Primeira-Dama.
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Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PATexto: Derik Lopes
Fotos: Sara Lopes
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