Quanto tempo dura uma relação sexual?! Especialista aponta média de duração no Brasil Foto: We Vibe Toys

há 1 semana 11

As relações sexuais variam de acordo com as preferências de cada pessoa. No entanto, os especialistas no tema costumam apontar uma média de tempo para a maioria das atividades sexuais. Em entrevista ao gshow, divulgada nesta sexta-feira (31), a psiquiatra e sexóloga Carmita Abdo afirmou que a duração é calculada antes mesmo do primeiro beijo.

De acordo com Abdo, uma relação sexual dura em média 15 minutos. “Segundo o que a gente observa mais frequentemente pelos relatos, a relação sexual tem uma duração muito variável. Ela pode durar desde alguns poucos minutos podendo, em casos raros, ultrapassar uma hora ou mais. Mas a média no Brasil costuma ser em torno de 15 minutos“, declarou.

Coordenadora do Programa de Estudos em Sexualidade do Hospital das Clínicas de São Paulo, a sexóloga destacou que o Brasil se iguala com outros países. “Esses dados são muito compatíveis com o que acontece em vários lugares do mundo“, explicou.

A contagem, porém, inclui as preliminares, que dependem de cada um. “O que varia muito são as preliminares. Elas podem ser mais longas, especialmente quando as mulheres estão em uma iniciação sexual ou quando estão mais velhas e necessitam de mais estímulo para a lubrificação. Nesses casos, o ato costuma ser mais longo“, exemplificou Abdo.

Segundo Abdo, duração é calculada antes do primeiro beijo. (Foto: Pablo Heimplatz/Unsplash)

Conforme a especialista, o ato sexual é iniciado “oficialmente” antes do primeiro beijo. “Geralmente, esse tempo começa a contar, de uma forma geral, desde o primeiro contato físico, ainda nas carícias, abraços ou beijos“, pontuou.

“Mas, às vezes é até antes do beijo, como uma aproximação física. Podemos dizer que tudo aquilo que está levando para a concretização do ato são as preliminares e portanto fazem parte deste ato“, ponderou ela.

Continua depois da Publicidade

Abdo reforçou que a penetração não é a totalidade da média. “Não se está falando do ‘ato penetrativo’. A penetração é a consumação do ato, mas não o ato como um todo“, salientou.

Um estudo feito com homens, divulgado pela Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos, apontou ainda que a média de tempo em que há penetração sem ejaculação é de 5 minutos e meio.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques

Ler artigo completo