Prefeitura de Parauapebas se manifesta após impasse entre as forças de segurança do município

há 6 horas 5

PARAUAPEBAS (PA) — Um impasse entre agentes da Guarda Municipal de Parauapebas (GMP) e policiais militares do 23º Batalhão gerou grande repercussão nas redes sociais na noite desta segunda-feira (13). Um vídeo amplamente compartilhado mostra o momento em que policiais militares entram na base da Guarda Municipal para conduzir um guarda em flagrante, após um desentendimento originado por um acidente de trânsito na rodovia Faruk Salmen, no bairro Vila Rica.

De acordo com as primeiras informações, o caso teve início após um acidente envolvendo o filho de um guarda municipal e o irmão de um policial militar. Durante a discussão, um guarda que estava de folga e um policial teriam se desentendido, o que levou à intervenção da PM.

O episódio resultou em um tumulto generalizado. Além do guarda que seria conduzido, outros seis agentes da GMP que tentaram intervir também foram detidos, assim como o comandante da corporação. No total, sete guardas municipais foram levados à Delegacia de Polícia Civil.

O prefeito Aurélio Goiano acompanhou o caso durante a noite, esteve na delegacia e buscou restabelecer o diálogo entre as forças de segurança, pedindo calma e colaboração entre as instituições.

Diante da repercussão, a Prefeitura de Parauapebas divulgou uma nota oficial sobre o ocorrido.
Prefeitura de Parauapebas esclarece episódio envolvendo Guarda Municipal e Polícia Militar

A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi), vem a público esclarecer informações quanto aos fatos ocorridos na noite desta segunda-feira (13), que desencadearam em um desentendimento entre servidores da Guarda Municipal de Parauapebas (GMP) e da Polícia Militar do Estado do Pará (PM-PA) após um acidente de trânsito.

Desde que tomou conhecimento do ocorrido, a Prefeitura Municipal de Parauapebas tem colaborado com todos os órgãos competentes para que as medidas cabíveis sejam devidamente tomadas, de forma que o ocorrido não interfira no trabalho das duas instituições, corporações sérias que atuam de forma integrada e colaborativa em prol do bem-estar da sociedade parauapebense.

O município reforça ainda que não compactua com qualquer tipo de conduta que comprometa a harmonia entre as forças de segurança e acompanha de perto todos os desdobramentos do caso.

A Procuradoria-Geral do Município (PGM) está acompanhando os fatos, com acesso aos boletins de ocorrência e depoimentos, prestando o suporte jurídico necessário.

Por fim, a Prefeitura Municipal de Parauapebas reforça seu compromisso com a verdade, o respeito institucional e a segurança da população.

Assessoria de Comunicação / PMP 2025

Ler artigo completo