Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
A Prefeitura de Cumaru do Norte decretou, neste domingo (21), situação de emergência nas áreas urbana e rural do município por causa das chuvas intensas registradas nos últimos dias. O decreto foi assinado pelo prefeito Célio Marcos Cordeiro (MDB) e tem validade de 180 dias.
De acordo com o documento, o grande volume de águas provocou alagamentos, danos à infraestrutura e prejuízos tanto na cidade quanto na zona rural. Pontes de madeira foram danificadas, estradas vicinais e ramais ficaram intrafegáveis, além de bueiros e passagens de água que foram comprometidos e houve solapamento de aterros, dificultando o deslocamento de moradores e o escoamento da produção agrícola e pecuária.
O decreto também aponta risco ambiental e sanitário, já que alagamentos atingiram poços de água de boca aberta e fossas sépticas, o que pode provocar contaminação do solo e da água. A Defesa Civil municipal e a Secretaria de Assistência Social realizam levantamento das famílias afetadas, incluindo aldeias indígenas atingidas pelas chuvas.
Com a medida, a prefeitura autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais, a convocação de voluntários e campanhas de arrecadação, além de permitir, em caso de risco iminente, a entrada em residências para resgate e até o uso temporário de propriedades particulares, com indenização posterior, se houver danos.
A Prefeitura de Cumaru do Norte também orientou que, quem estiver enfrentando situações de emergência extrema como enchente, risco de desabamento de imóvel ou cratera em estradas, deve acionar a Defesa Civil municipal por meio do telefone: (94) 98434-2005.
.png)
Tecnologia
Baixar Cds
há 1 semana
19
.png)


English (US) ·
Portuguese (BR) ·