Prefeitura de Belém inaugura espaço que troca recicláveis por PIX

há 2 horas 3
<?xml encoding="utf-8" ?>

A cidade de Belém dá um passo importante rumo à sustentabilidade e inclusão social. Em cerimônia realizada nesta quarta (12) na Praça Princesa Isabel, oprefeito Igor Normandoinaugurou o primeiroHub de Reciclagem com pagamento via PIXda Região Norte.

Continua após a publicidade

Anúncio

Oprojeto “Estação Preço de Fábrica”, coordenado pela Secretaria Executiva de Inclusão Produtiva (Seinp), em parceria com a startup de logística reversa Green Mining, insere Belém no mapa das cidades que adotam ainovação para fortalecer a cadeia de reciclagem e o empreendedorismo verde.

Continua após a publicidade

Anúncio

Continua após a publicidade

Anúncio

Como funciona a troca

Instalado napraça Princesa Isabel, bairro da Condor, o Hub Estação Preço de Fábrica é umponto de coleta e valorização de materiais recicláveiscom odescarte correto resultando em remuneração direta e justa. O sistema é simples e eficaz: o cidadão, catador autônomo ou cooperativa informa oPIX(cadastrado com CPF) e entrega o material reciclável (plástico, vidro, alumínio, papelão, metais). Em seguida, o resíduo é pesado, classificado e opagamento é feito por PIX semanal, toda sexta-feira, para quem acumular umsaldo de, no mínimo, dez reais.

Impactos ambiental e social

O projeto é uma resposta direta a três desafios históricos de Belém: baixavalorização dos catadorese cooperativas; falta deincentivo financeirodireto para a população que praticacoleta seletiva; e necessidade dereduzir o descarte irregulare aumentar a taxa de reciclagem na capital.

A instalação do espaçoestimula a economia circular, gera renda imediata e reduz o volume de resíduos destinados a aterros, transformando este material em oportunidades de inclusão e sustentabilidade.

 Reprodução/Agência BelémFoto: Reprodução/Agência Belém

O prefeito Igor Normando destacou o impacto direto na vida do trabalhador e a importância de iniciativas para a redução do descarte irregular na cidade. De acordo com o prefeito, a ideia é que este projeto piloto se consolide eavance para outros pontos da cidade.

“Isso mostra que, quando a gente se une em prol de um só objetivo, consegue avançar. Este é o primeiro posto avançado onde nós vamos trocar lixo por dinheiro na conta do trabalhador. Aquela garrafa que antes era jogada fora vai ser pesada aqui e o valor será pago. Tenho certeza de que este projeto, uma junção de esforços do governo federal, estadual, municipal e iniciativa privada, será um exemplo para todo o Brasil.”

 Reprodução/Agência BelémFoto: Reprodução/Agência Belém

A iniciativa visagarantir que a população em vulnerabilidade socioeconômica e catadores recebam o valor real dos materiais, fortalecendo a economia circular local. Segundo titular da secretaria Executiva de Inclusão Produtiva (Seinp), Pamela Massoud, a parceria responde à necessidade de incentivo financeiro direto para a população que pratica a coleta seletiva e à baixa valorização histórica dos catadores.

“Quem atua na gestão de resíduos sabe o quanto édifícil reciclar vidro e embalagens “longa vida”, por exemplo. Você, que é da população de baixa renda, trabalhador inscrito no CadÚnico, autônomo ou cooperado, pode vir até aqui trocar as suas embalagens por PIX. Belém segue avançando na gestão de resíduos, priorizando ofortalecimento das cooperativase se tornando uma cidade cada vez mais sustentável”, destacou.

O CEO da Green Mining,Rodrigo Oliveira, detalhou o mecanismo de remuneração direta, que incentiva a coleta e a separação correta dos resíduos. “Este projeto foi feito pensando nos catadores autônomos ou qualquer pessoa acima dos 18 anos. O mesmo preço que a fábrica paga, que a usina paga lá na porta dela, a gente traz aqui para perto, para que possamosremunerar melhor as pessoas e incentivar a coletade cada vez mais materiais e, principalmente, a separação correta. Assim, a gente consegue dar o valor real que o material tem, porque ele tem, sim, o seu valor”.

 Reprodução/Agência BelémFoto: Reprodução/Agência Belém
Ler artigo completo