A empresa responsável pelo abastecimento de água em Xinguara, a BRK, não possui um plano de contingência para situações emergenciais como a atual. Por isso, a população tem sofrido nos últimos dias com a falta recorrente de água em diversos bairros do município. E o mais preocupante: a água em Xinguara não é barata, o que aumenta a insatisfação entre os moradores diante da precariedade do serviço.
Mesmo com o verão não tão severo quanto em anos anteriores — já que ainda tem chovido na região —, o problema do abastecimento se agravou. Uma das principais represas que fornecem água para a cidade, a Represa Caracol, está praticamente vazia.
A concessionária BRK informou que, em cerca de cinco dias, o fornecimento de água deve ser normalizado. Segundo a empresa, a medida emergencial será feita com o uso de caminhões-pipa, que captarão água de outra represa e a bombearão, de forma contínua, 24 horas por dia, até a principal.
Enquanto isso, a Prefeitura de Xinguara cobra da BRK um plano de ação mais eficiente e medidas que garantam o abastecimento regular de água à população. O município reforça a necessidade de planejamento e de um sistema alternativo que evite novas crises.
Vale lembrar que o abastecimento de água em Xinguara é privatizado. Mesmo diante da estiagem e da queda no nível da represa, a empresa não apresentou um plano de emergência capaz de prevenir o desabastecimento. Com a principal fonte de captação praticamente seca, a cidade vive dias de incerteza e espera por uma solução definitiva.
.png)
Tecnologia
Baixar Cds
há 5 dias
10








English (US) ·
Portuguese (BR) ·