Viatura estava fazendo rondas na BR-230 quando percebeu um veículo suspeito que ao perceber a presença dos agentes, freou e mudou de rota rapidamente
domingo, 12/10/2025, 13:27
- Autor: DOL Carajás
Ação policial resultou na prisão de dupla e na apreensão de mais de 129 kg de drogas | Reprodução/PMPA
Uma ação bem-sucedida de uma guarnição do 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM), sediado em Marabá, no sudeste paraense, resultou na apreensão de mais de 129 kg de entorpecentes e na prisão de dois homens na tarde desta sexta-feira (11).
Os suspeitos, identificados como Carlos André Mendonça de Aquino e Mateus Ramalho da Silva, foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil (Depol) de São Domingos do Araguaia, cidade vizinha a Marabá, para os procedimentos cabíveis, onde foram autuados pelo crime de tráfico de drogas.
Perseguição e Descoberta da Carga
O flagrante ocorreu por volta das 17h30, quando a guarnição plantonista, composta por militares (2° SGT PM Manoel, 3°SGT PM Franksley, CB PM Cleovando, SD PM André e SD PM Vitor), retornava de rondas na Vila Santana. Ao passar em frente à vicinal que dá acesso a Esperantina (TO), os policiais avistaram um veículo Chevrolet Spin, cor cinza, placa OAD 8H23, saindo da estrada de terra.
Veja também:
- Carro em alta velocidade mata três pessoas em rodovia do PA
- Vídeo: ação policial termina com criminosos baleados no Pará
- Operação nacional combate pornografia infantil em Santarém
A conduta do motorista, que freou bruscamente ao notar a viatura e, em seguida, acessou a BR-230 em alta velocidade e em zigue-zague, levantou a suspeita de embriaguez por parte dos PMs.
Iniciando um acompanhamento tático, os militares sinalizaram para a parada, mas o condutor só obedeceu após cerca de um quilômetro. No momento da abordagem, Carlos André, que estava no banco do carona, tentou fugir, mas foi rapidamente contido pela guarnição.
Entorpecentes, Celulares e Starlink
Durante a revista pessoal e veicular, os policiais confirmaram que o motorista, Mateus Ramalho, não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A guarnição notou o extremo nervosismo da dupla e um forte cheiro de maconha exalando do veículo.
A inspeção detalhada no porta-malas levou à descoberta da volumosa carga de drogas:
- 119 tabletes de maconha, totalizando aproximadamente 128 kg.
- 3 tabletes de skunk, com peso aproximado de 1,630 kg.
Questionado, Carlos André informou que eles haviam saído de Imperatriz (MA) com destino a Marabá (PA), onde deveriam entregar os entorpecentes a uma pessoa que faria contato por meio de um celular (iPhone 11), encontrado no porta-luvas, que era diferente dos aparelhos pessoais que cada um portava. O suspeito também revelou já ter sido preso anteriormente em Marabá por porte ilegal de arma de fogo.

No veículo também foi encontrada uma antena de internet via satélite Starlink, que, segundo Carlos André, lhe pertencia, embora o carro fosse de um terceiro.
Diante dos fatos, a dupla foi algemada e conduzida à Delegacia de Polícia Civil, juntamente com o material apreendido, onde foram formalmente apresentados pelo 4º BPM para as providências legais cabíveis pelo crime de tráfico.
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
tags
Quer receber mais notícias como essa?
Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editorConteúdo Relacionado
IMPORTANTE: Os comentários não representam a opinião do Diário Online. Os textos escritos são de inteira responsabilidade dos autores.