
O Papa Leão XIV enviou uma mensagem de bênção aos fiéis de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém, por ocasião do Círio de Nazaré 2025, uma das maiores manifestações religiosas do mundo. O telegrama foi transmitido pela Nunciatura Apostólica no Brasil ao Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Julio Endi Akamine, nesta sexta-feira (10), e inclui a concessão de uma Bênção Apostólica aos participantes da festividade.
A mensagem, assinada pelo Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado do Vaticano, exalta a devoção e a fé do povo paraense, destacando a preparação espiritual que antecede o Círio, com a participação de milhares de famílias em momentos de oração e reflexão da Palavra de Deus e do Santo Rosário.
O Santo Padre afirmou unir-se às manifestações de fé com “sincera e profunda expressão de filial devoção” e elogiou a dedicação dos paraenses à Virgem Mãe. Além de reconhecer a importância local da celebração, o Papa relacionou o Círio a um compromisso universal com o cuidado da Casa Comum e com a busca pela paz no mundo.
Na mensagem, o Pontífice também prestou homenagem à Rainha da Amazônia, pedindo sua intercessão para que Deus conceda “graças e favores celestiais” aos devotos que honram a “Mãe e Rainha de toda a Criação”.
A carta da Nunciatura, assinada pelo Núncio Apostólico Giambattista Diquattro, encerra com votos de estima e alegria, reafirmando a comunhão espiritual entre o Vaticano e os fiéis de Belém durante o Círio de 2025.