Pais se emocionam com última mensagem enviada por adolescente vítima de tornado no PR; ouça Foto: Reprodução/Instagram/Alex Rafael Silvério

há 21 horas 4

Os pais de Julia Kwapis se emocionaram ao falar sobre a morte da filha. A adolescente, de 14 anos, está entre as seis vítimas que faleceram durante a passagem do tornado, nesta sexta-feira (7), pelo Paraná. Em entrevista à RPC, afiliada à TV Globo, Roberto Kwapis contou que a família organizava um churrasco para celebrar a Crisma da jovem, neste sábado (8).

De acordo com os familiares, Julia estava na casa de uma amiga, em Rio Bonito do Iguaçu, quando foi arrastada pelas rajadas de vento. Ferida, ela foi levada para o Hospital São José, em Laranjeiras do Sul, a cerca de 18 km de distância. A família revelou que ficou sem notícias da adolescente até esta manhã, quando soube que ela estava na cidade vizinha.

Hoje, por volta das 5h da manhã, a gente subiu para Laranjeiras, com a notícia de uma pessoa que não estava identificada“, disse Roberto. “Foi muito desesperador. Ela estava na casa de uma amiguinha e foi muito rápido“, falou a mãe, Mari Kwapis.

Julia celebraria a Crisma, sacramento da Igreja Católica, neste sábado. O pai relembrou que a última conversa com a filha foi sobre um almoço em família. “Infelizmente, a última mensagem que eu troquei com ela foi em torno de 16h45, eu estava vindo do trabalho para casa“, detalhou.

Julia Kwapis é uma das seis vítimas do tornado que passou pelo PR. (Foto: Reprodução/Instagram)

Em áudio, a jovem diz: “A madrinha perguntou se a gente vai fazer… vai querer fazer churrasco amanhã ou algo do tipo. Fazer alguma coisa depois da Crisma, ela perguntou“.

Eu não tenho palavras, não sei como eu vou superar essa dor“, lamentou a mãe. “14 anos de idade, ela estava muito feliz. Era uma filha muito querida“, disse Roberto, bastante emocionado.

Ouça: 

Continua depois da Publicidade

Tornado no Paraná

Moradores da região relataram à RPC que o tornado chegou com um temporal, com ventos fortes e granizos. Uma das cidades mais afetadas pelo fenômeno natural foi Ri0 Bonito do Iguaçu. Conforme a Defesa Civil, cerca de 90% da cidade, que possui cerca de 14 mil habitantes, ficou destruída.

Por volta das 19h de ontem, mais de 3 mil imóveis do município ficaram sem luz e água. Nesta tarde, o governo do Paraná decretou calamidade pública e divulgou os nomes das outras vítimas. São elas: José Neri Geremias, de 53 anos; Jurandir Nogueira Ferreira, de 49; Claudino Paulino Risse, de 57; Adriane Maria de Moura, de 47; e José Gieteski, de 83.

Tornado passou pelo estado do Paraná nesta sexta-feira (7). (Foto: Reprodução/TV Globo)

Segundo o governo, pelo menos 750 pessoas ficaram feridas, em Rio Bonito do Iguaçu, e passaram por atendimento médico. O coronel Jonas Emmanuel Benghi Pinto, subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros do Paraná, informou à emissora que o número de vítimas ainda pode aumentar.

Nossas equipes disseram que encontraram um cenário de guerra. Temos uma equipe no local trabalhando com cerca bombeiros de várias regiões do Paraná na busca e resgate de pessoas. Nossa prioridade é a busca e o salvamento neste momento“, declarou Benghi.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques

Ler artigo completo