No fim de semana, GMM e Semma apreendem 170 Kg de Pescado Ilegal, realizam notificações por poluição sonora e Operação Marabá Segura mantém policiamento ostensivo e prisão por embriaguez
A Guarda Municipal de Marabá (GMM) divulgou nesta segunda-feira, 10, um balanço detalhado das operações realizadas no final de semana, com destaque à intensa fiscalização ambiental em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e o policiamento preventivo da “Operação Marabá Segura”. O trabalho resultou na apreensão de grande quantidade de pescado ilegal e em uma prisão por embriaguez ao volante.
Durante a piracema, as ações integradas entre GMM e SEMMA têm por foco prioritário combater à
pesca ilegal e garantir a proteção ambiental, nesse período fundamental para a reprodução dos peixes.
Fiscalização e Apreensões
No domingo, dia 09, a equipe esteve em operação nas feiras da Folha 28 e Laranjeiras, quando foram apreendidos 170 kg de pescado, sendo 125 kg de tucunaré e 45 kg de mapará. Parte do pescado, principalmente o tucunaré, apresentava indícios de ter sido capturado por mergulho com arpão, técnica irregular e prejudicial ao período de desova.
O material apreendido foi doado ao Lar São Vicente de Paulo e ao Centro Integrado da Pessoa Idosa, garantindo o aproveitamento do alimento. Ainda no final de semana, a equipe fez fiscalização na rampa do São Félix Pioneiro que resultou na apreensão de duas redes de pesca irregulares.
O período de defeso em Marabá, teve início em 1º de novembro de 2025 e encerra em 28 de fevereiro de 2026, quando está proibida a pesca nas águas dos rios Tocantins e Itacaiúnas, conforme o Decreto Municipal nº 545/2025. Este período também é estabelecido por Lei Federal para garantir a sustentabilidade dos estoques pesqueiros. A pesca, transporte e comercialização de espécies em reprodução causam um impacto ambiental severo, que comprometem o ciclo de vida dos peixes e a biodiversidade dos rios da região.
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PAPoliciamento e Prisão por Embriaguez
A “Operação Marabá Segura”, conduzida pelas viaturas de supervisão e grupamentos (Canil e Motopatrulhamento) da GMM, manteve o policiamento ostensivo em pontos estratégicos da cidade durante as noites. Na Praça do Maçom, no domingo à noite, dia 9, a GMM fez abordagem a um condutor em direção perigosa, após a recusa em realizar o teste do etilômetro, e com forte odor de bebida alcoólica, o motorista foi detido em flagrante e conduzido à Delegacia de Polícia por embriaguez ao volante.
Orientações aos jovens
Na noite de sábado, 08/11, na Praça dos Sonhos, localizado no Núcleo São Félix, a GMM abordou jovens utilizando bebidas alcoólicas e substâncias análogas a entorpecentes, para orienta-los sobre o uso correto dos espaços de lazer.
Em operação conjunta entre GMM, SEMMA e Polícia Civil no Núcleo São Félix, três estabelecimentos foram notificados por poluição sonora e uma motocicleta foi apreendida com descarga adulterada.
Apoio interinstitucional e fiscalização sanitária
As ações da GMM incluíram suporte a outros órgãos municipais, como a prestação de apoio em ocorrências de trânsito ao DMTU, para garantia da segurança dos agentes e início às providências administrativas contra um condutor que fugiu após causar um acidente no Núcleo Cidade Nova.
No sábado, dia 8, a GMM deu apoio à Vigilância Sanitária em fiscalização de óticas no Núcleo Cidade Nova, onde foram realizadas orientações sobre as normas sanitárias vigentes. A atuação da Guarda Municipal de Marabá em diversas frentes reforça o seu compromisso com a segurança pública, o apoio à fiscalização de saúde e a proteção do meio ambiente no município.
O Superintendente da Guarda Municipal de Marabá, Inspetor Maciel Chaves, destaca que a “Operação Marabá Segura” é essencialmente uma ação preventiva e de garantia do uso seguro dos espaços públicos.
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PAInspetor Maciel Chaves, Superintendente da Guarda Municipal de Marabá
“O retorno para a população é a nossa presença constante. O patrulhamento ostensivo inibe o crime e a desordem, seja nas praças, na orla ou nos bairros. O nosso objetivo é que o cidadão possa ocupar Marabá com tranquilidade,” declarou o Superintendente.
Ele ressalta que a Operação não se restringe à segurança e enfatiza sua importância para a ordem e qualidade de vida.
“A prisão de um motorista por embriaguez ao volante no último fim de semana é a prova do foco da GMM em coibir crimes de trânsito. EQuando a GMM atua no apoio às fiscalizações da Semma e da Vigilância Sanitária, cuidando do meio ambiente e da saúde pública.
O Superintendente reforça o sucesso das operações integradas com a apreensão do pescado ilegal com a Semma e assegura que o policiamento preventivo e ostensivo da GMM continuará sendo uma prioridade inegociável para a gestão.
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PATexto: GM Bruene Wilis
Fotos: Divulgação GMM
The post Operações Integradas: Equipes apreendem pescado ilegal, realizam prisão por embriaguez e atuam na fiscalização sanitária appeared first on Prefeitura de Marabá .
.png)
Tecnologia
Baixar Cds
há 2 semanas
16








English (US) ·
Portuguese (BR) ·