Janeiro Roxo: Campanha de combate à hanseníase começa nesta quinta-feira, 8

há 4 dias 8

A Prefeitura de Marabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), inicia nesta semana as atividades do Janeiro Roxo, mês dedicado à conscientização, prevenção e diagnóstico precoce da hanseníase. A abertura oficial da campanha acontece juntamente com o “Dia D” na próxima quinta-feira, 8, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Laranjeiras.

Durante todo o mês, as unidades de saúde das zonas urbana e rural realizarão ações estratégicas, incluindo palestras educativas e busca ativa de casos suspeitos. O objetivo principal é disseminar informações corretas para romper o estigma que ainda envolve a doença e garantir que o tratamento chegue a quem precisa.

Continua após a publicidade

Anúncio

Continua após a publicidade

Anúncio

De acordo com Pollyanna Ribeiro, coordenadora do Departamento de Doenças Crônicas da SMS, a informação é a ferramenta mais poderosa contra o preconceito.

“Esse é o mês de educação, prevenção e diagnóstico da hanseníase, uma doença causada por uma micobactéria que atinge primariamente os nervos e a pele. O mês é dedicado à conscientização e tem como objetivo informar a população, pois a informação quebra os preconceitos. É uma doença que tem tratamento e cura, desde que diagnosticada precocemente”, destaca a coordenadora.

 Reprodução/Prefeitura de Marabá - PAFoto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
 Reprodução/Prefeitura de Marabá - PAFoto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Pollyanna Ribeiro, coordenadora do Departamento de Doenças Crônicas da SMS

A hanseníase se manifesta inicialmente por meio de manchas avermelhadas ou esbranquiçadas na pele, acompanhadas de perda de sensibilidade tátil e térmica. O diagnóstico na rede municipal é clínico, realizado por meio de avaliação neurológica e testes de sensibilidade. Em casos necessários, é feito o exame de baciloscopia (raspagem intradérmica da lesão).

Para ampliar o alcance da campanha, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) desempenharão um papel fundamental. “Os ACS vão atuar nas áreas aplicando questionários para identificar pessoas com sintomas. Caso haja suspeita, o paciente é encaminhado à unidade para avaliação neurológica imediata”, explica Pollyanna.

Vale ressaltar que o tratamento para a hanseníase é totalmente gratuito e oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Embora o Janeiro Roxo concentre as ações de mobilização, o atendimento e a busca por casos ocorrem durante todo o ano em Marabá.

“Convido toda a população a se informar na unidade mais próxima de sua casa. Informação nunca é demais e precisamos dela para diminuir o preconceito e evitar que o paciente seja excluído. É necessário que todos se informem”, reforça a coordenadora.

Serviço

Evento: abertura do Janeiro Roxo e Dia D

Data: 8 de janeiro (quinta-feira)

Local: UBS Laranjeiras

Ações: avaliações clínicas, palestras e orientações.

Texto: Fabiana Alves
Fotos: Paulo Sérgio

The post Janeiro Roxo: Campanha de combate à hanseníase começa nesta quinta-feira, 8 appeared first on Prefeitura de Marabá .

Ler artigo completo