Foi realizado neste domingo (9) o I Torneio da Amizade, em Parauapebas. Com o objetivo de dar visibilidade à modalidade do jogo de queimada, o evento foi organizado pelos próprios times e contou com a participação de cinco equipes femininas consolidadas no município: Solares, Atléticas, As Brabas, As Spartanas e Yahweh.
Após uma série de partidas disputadas, o time As Spartanas consagrou-se campeã da primeira edição do torneio.
Embora tradicionalmente conhecido como atividade recreativa, o jogo de queimada vem ganhando espaço pelo país como esporte oficial. Um exemplo disso é o Distrito Federal, que, por meio da Lei nº 6.736, de 1º de dezembro de 2020, oficializou o jogo de queimada como modalidade esportiva. Mais recentemente, o estado de Pernambuco também reconheceu a modalidade, por meio da Lei nº 18.834, de 10 de março de 2025.
No âmbito nacional, tramita o Projeto de Lei nº 742/24, que busca instituir a queimada como modalidade esportiva em todo o território brasileiro. O objetivo é reconhecer formalmente o esporte e incentivar sua prática. De acordo com o site da Câmara dos Deputados, o PL já passou pela Comissão de Constituição e Justiça e atualmente encontra-se na Coordenação de Comissões Permanentes (CCP).
Em Parauapebas, os times esperam que a modalidade seja reconhecida por meio de um Projeto de Lei e passe a integrar oficialmente o calendário esportivo municipal.
Time: Solares
Time: Atléticas
Time: As Brabas
Time: As Spartanas
Time: YahwehTexto: Aline Alves
.png)
Tecnologia
Baixar Cds
há 2 semanas
14








English (US) ·
Portuguese (BR) ·