Mais de 110 unidades de ensino da rede pública estadual desenvolvem atividades com hortas escolares no Pará. O cultivo é uma das estratégias do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc), para incentivar o debate, dentro da rotina escolar, sobre meio ambiente e sustentabilidade na prática. Entre as escolas já contempladas, estão unidades dos municípios de Belém, Ananindeua, Benevides, Santa Bárbara, Conceição do Araguaia e Monte Alegre.
A Escola Estadual Professora Ruth dos Santos Almeida, em Belém, é exemplo da iniciativa. Formador da Diretoria Regional de Ensino (DRE) 9, da Seduc, o professor de matemática Antônio Sales é um dos maiores incentivadores da horta, que é componente do Projeto Permanente por Afinidade (PPA), nas escolas de tempo integral. A ideia é que os alunos trabalhem as matérias curriculares em atividades extraclasse.
Professor Antônio Sales, formador da Diretoria Regional do Ensino 9“Dentro da horta, trabalhamos matemática, química, filosofia, biologia, entre outras disciplinas que permitem o contato dos alunos com assuntos teóricos também na prática, aliando diversos saberes. Trabalhamos com a formação de estudantes, mas, acima de tudo, cidadãos, com diversos conceitos, desde a alimentação saudável, agricultura familiar, educação ambiental e outros conteúdos que se relacionam ao que é discutido em sala de aula”, ressalta. Atualmente, 15 vegetais são trabalhados na horta e utilizados também na produção da merenda escolar.
Artur Souza, estudante do 1º anoDesde o início do ano, o aluno Artur Souza, do 1° ano da escola Ruth Almeida, participa do projeto. “Morei a infância no interior e sempre gostei de plantas, então, fazer parte da iniciativa, além de me proporcionar mais conhecimentos, traz um sentimento familiar pra mim. Tem sido incrível e contribui para a nossa formação como estudante e também como pessoa. Esse é um projeto que podemos reproduzir em casa e também incentivar que outras pessoas façam. Nós, alunos, somos as pessoas que vão formar a sociedade do amanhã, precisamos entender a nossa responsabilidade nisso”, diz.
SUSTENTABILIDADE -Entre outras iniciativas sustentáveis da escola, estão: Jardim Medicinal, Compostagem, Química Verde, Ecoquímica em Ação e projeto ‘Fazendo o Meu Papel’. Essas atividades integram o currículo escolar a práticas ambientais, promovendo a interdisciplinaridade e permitindo que os estudantes assumam o protagonismo na busca por soluções sustentáveis.
Layla Moraes, estudante do 1º anoAluna do 1° ano da escola Ruth Almeida, Layla Moraes, acredita que iniciativas como essas podem fazer a diferença na vida da sociedade como um todo. “Eu participo do projeto da horta desde o início do ano e pra mim é tipo um hobby, que gera muita curiosidade em entender como devo tratar cada uma, de acordo com a sua peculiaridade. Estudar o tema ‘educação ambiental’ é fundamental para que a gente mude nossas atitudes de hoje para impactar em um futuro melhor”, finaliza.
PIONEIRO -O governo do Estado implantou, em 2024, o componente curricular de Educação Ambiental, Sustentabilidade e Clima, o que tornou o Estado pioneiro na garantia de uma disciplina obrigatória de sustentabilidade, incentivando a participação e o engajamento dos estudantes nas discussões sobre agendas fundamentais ao Pará.
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