Hamas entrega primeiros reféns israelenses à Cruz Vermelha em operação de troca

há 3 horas 18
IDF

O Hamas entregou, na madrugada desta segunda-feira (13), pelo horário de Brasília, os primeiros sete reféns israelenses ao Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV). A ação faz parte do acordo de cessar-fogo entre o grupo e Israel, que prevê a troca de prisioneiros e o fim temporário dos combates na Faixa de Gaza.

Ainda não há informações sobre o estado de saúde dos reféns. Segundo o Hamas, o plano inclui a libertação de 20 israelenses vivos em troca de mais de 1,9 mil palestinos detidos por Israel. A libertação gerou manifestações de familiares e amigos em Tel Aviv e outras cidades israelenses.

Mais cedo, o CICV informou ter iniciado uma “operação multifásica” para acompanhar a libertação dos reféns e dos prisioneiros. Em comunicado, a organização explicou que receberá os reféns vindos da Faixa de Gaza para repassá-los às autoridades israelenses e acompanhará a libertação dos palestinos encaminhados à Cisjordânia e à Faixa de Gaza.

O comitê também confirmou que atuará no transporte dos corpos de reféns mortos.

Com informações da Associated Press. Tradução com auxílio de Inteligência Artificial, revisada e editada pela redação do Broadcast.

Conteúdo relacionado:

Ler artigo completo