Feira de Artesanato do Círio movimenta empreendedores e turistas no Porto Futuro

há 1 dia 7
Abertura da Feira de Artesanato do Círio tem presença da Imagem Peregrina e autoridadesAbertura da Feira de Artesanato do Círio tem presença da Imagem Peregrina e autoridadesFoto: Irene Almeida/Diário do Pará.

Sob as bênçãos de Nossa Senhora de Nazaré, a Feira de Artesanato do Círio 2025 (FAC) foi aberta ao público na manhã desta quinta-feira (09), na estrutura montada no estacionamento do Parque Urbano Belém Porto Futuro, no bairro do Reduto. Esta é a 13ª edição da feira realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Pará) e reunirá 250 empreendedores de diferentes municípios do Estado.

A abertura oficial do evento foi marcada pela visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, que foi conduzida pelos corredores da feira montada em uma estrutura de quase 5 mil metros. Participaram da cerimônia o Governador Helder Barbalho, a vice-governador Hana Ghassan, além de outras autoridades.

Destacando os grandes números da 13ª edição da FAC, o diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno, avalia a feira deste ano como histórica. “Essa é uma feira histórica, a 13ª edição da FAC. Nessa feira nós temos cerca de 250 empreendedores, estamos batendo o recorde dos recordes. São quase 5 mil metros de feira e a nossa previsão é de movimentar, com esses empreendedores, cerca de R$3,2 milhões”, apontou. “E o que é mais interessante é saber que nós estamos em um processo completamente inclusivo. Além dos nossos empreendedores trabalhando o artesanato paraense, trabalhando as nossas comidas, a gente tem também aqui trabalhos de povos indígenas, quilombolas, empreendedores pais e mães de PCDs [Pessoas com Deficiência]. Estamos trazendo uma feira completamente inclusiva”.

Governador Helder Barbalho participou da abertura. Foto: Irene Almeida/Diário do Pará.

No que se refere ao aspecto da sustentabilidade, Rubens Magno destacou que a FAC também contará com iniciativas como o Recicla Sebrae, que vai promover a coleta de resíduos gerados na feira por cooperativas atendidas pela entidade por meio do Pró-Catadores. “Pensando muito na Amazônia e pensando também na COP 30, de maneira inovadora, nós estamos fazendo uma feira em que trazemos catadoras e catadores de produtos recicláveis para fazer essa feira completamente sustentável. E, depois, essa feira será remodelada e nós transformaremos tudo isso em uma outra área, que vai ser a área do empreendedorismo para a COP 30”.

Ainda durante a cerimônia de abertura da feira, o Governador Helder Barbalho destacou a importância do empreendedorismo para a economia do estado do Pará. “A economia do nosso estado depende fortemente dos empreendedores individuais, dos micro e pequenos empresários que acreditam na potência daqueles que são o alicerce da economia paraense, o alicerce da economia brasileira”, pontuou.

A Imagem Peregrina abençoou expositores e visitantes no primeiro dia do evento.A Imagem Peregrina abençoou expositores e visitantes no primeiro dia do evento. Foto: Irene Almeida/Diário do Pará.

“Muitas vezes, nós olhamos o PIB do Brasil, o PIB do Estado do Pará e não compreendemos que aquilo que inclui a sociedade são os pequenos empreendimentos, são os empreendedores individuais, que na porta das suas casas, nas pequenas fábricas ou numa pequena iniciativa a partir do talento artístico, aflora-se uma produção. Que nós possamos, neste ambiente aqui, mostrar aquilo que nós temos a ofertar da qualidade dos produtos dos empreendedores, para que divulguemos as marcas, divulguemos os produtos e possamos dar oportunidade para que estas pessoas se posicionem no mercado e tenham oportunidade de viabilizar a sua atividade econômica”.

Novidades da FAC 2025

Neste ano, além dos espaços destinados especificamente para as peças de artesanato, a FAC também abriga a Vitrine Amazônia, que comercializa produtos de diversos produtores da bioeconomia, bem-estar e estética, alimentos e bebidas, entre outros produtos. Há, ainda, o Espaço do Empreendedorismo Inclusivo; Kids; Espaço Acredita, onde os empreendedores da FAC poderão receber orientações financeiras, ação que ocorre pela primeira vez no evento; e Mundo Amazônia, que reúne trabalhos de povos originários – indígenas venezuelanos da etnia Warao, indígenas das etnias Kaiapó, Ticuna, Assurini, Xicrin, Xepaya, Parakanã, Arara e Galibi-Marworno e o trabalho de quilombolas de Salvaterra, Acará e Baião.

Participando pela primeira vez da FAC, a artesã Maria da Graça Silva Araújo, 75 anos, não escondeu a emoção de poder expor o seu trabalho de mantos bordados a mão e ainda contar com a presença da Imagem Peregrina na abertura da feira. “É a primeira vez que eu participo da feira do Sebrae. E é muito orgulho, é muita emoção, o meu coração fica pedindo graças para todas as nossas famílias, o mundo inteiro está precisando que a gente trabalhe, se dedique e faça coisas boas”, emocionou-se. “Eu tenho certeza que essa feira já começou abençoada”.

Também participaram da cerimônia de abertura o Presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Pará, José Conrado, o Presidente da Faepa, Carlos Xavier, o Superintendente do Senar, Walter Cardoso, a Diretora Técnica do Sebrae no Pará, Domingas Ribeiro, e a vice-governadora do Pará, Hana Ghassan.

Serviço

A Feira do Artesanato do Círio 2025 (FAC) é realizada de 09 a 15 de outubro, das 10h às 22h, exceto no dia 12 de outubro (domingo do Círio), quando abre às 15h. A FAC funciona no estacionamento do Parque Urbano Porto Futuro, na Tv. Rui Barbosa, S/N – Reduto.

FAC Musical

Todos os dias, das 18h às 22h, a FAC também contará com apresentações musicais no palco montado na área externa do evento. Serão 14 atrações, sendo duas por noite: Banda Sayonara, Banda Warilou, Markinho Duran, Arthur Espíndola, Maria Lu, Banda Reggae Town, Sandrinha Eletrizante, Fé no Batuque, Grupo Irreverência, Rayssa Abraão, Jeff Moraes, e Banda Álibi de Orfeu e Balada Kids e Banda Trem da Fantasia, sendo que as duas últimas atrações integram a agenda especial pelo Dia das Crianças, no dia 12.

Ler artigo completo