OUVIR NOTÍCIA
Servidores participaram de dois dias de aprendizado com foco em prevenção de riscos, governança e inteligência artificial no setor público.
O Programa de Interiorização Conversando com o Controle Interno encerrou, nesta sexta-feira (17), dois dias de capacitação e aprendizado em Canaã dos Carajás. O evento, realizado pela primeira vez no município com apoio da Prefeitura, ocorreu na Câmara Municipal de Vereadores e é uma iniciativa do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA). O principal objetivo foi aproximar o controle externo exercido pelo TCE-PA do controle interno presente nos órgãos que prestam contas ao Tribunal.

Foto: Carol de Andrade
Para promover o aperfeiçoamento dos processos de trabalho, foi apresentada a palestra “Prevenir é Melhor que Sanar: o controle interno como aliado estratégico da gestão pública”, ministrada pela auditora de Finanças e Controle da Controladoria-Geral do Estado (CGE-PA), Lorena Arêda. Ela abordou os pilares do sistema de controle interno: apoio da gestão, gestão de riscos, envolvimento dos servidores e mapeamento de processos.
Segundo a auditora, com a adoção de novas metodologias e a identificação de riscos nas atividades dos órgãos públicos, é possível gerenciar esses riscos de forma eficaz. “A partir dessa análise, o servidor identifica quais riscos podem ser mitigados e aplica controles preventivos para garantir que o objetivo do processo seja alcançado”, explicou.

Foto: Carol de Andrade
Ela reforçou que o controle interno deve estar presente em todas as esferas administrativas. “Esse processo serve para todos: desde o presidente de um órgão, um secretário, até o prefeito ou governador. Quando o gestor trabalha com uma controladoria fortalecida, ele consegue antecipar riscos aplicáveis a programas, compras públicas ou qualquer outro processo, garantindo resultados efetivos para a sociedade”, destacou.
Outro tema abordado durante o evento foi “Aplicações de Inteligência Artificial na Gestão Pública”, apresentado pelo auditor do TCE-PA e engenheiro Patrick Alves. Ele demonstrou ferramentas de inteligência artificial que auxiliam no trabalho dos servidores e otimizam processos burocráticos.

Foto: Carol de Andrade
“A IA tem potencial para aprimorar o trabalho em todas as áreas. No controle interno, por exemplo, pode ser usada desde a pesquisa e interpretação da legislação até a geração de relatórios automatizados, aumentando a produtividade e eficiência”, afirmou.
O secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Pará, Ualame Fialho Machado, também participou do encontro e apresentou resultados das políticas de segurança no Estado. “Mostramos um pouco do que conseguimos para a região e, principalmente, como isso foi feito. Política pública só funciona quando traz resultado positivo para a população”, ressaltou.

Foto: Carol de Andrade
A conselheira do TCE-PA, Daniela Barbalho, destacou a importância da interiorização do Tribunal. “Essa aproximação permite que o Tribunal esteja mais presente nos municípios, orientando os jurisdicionados, esclarecendo novas legislações e qualificando servidores que atuam no controle interno”, afirmou.
A analista de Controle Interno da Prefeitura de Canaã dos Carajás, Anielle Rodrigues, avaliou positivamente a realização do evento. “Foi uma experiência enriquecedora. Tivemos uma visão mais ampla do controle interno e a palestra sobre inteligência artificial foi especialmente interessante, pois mostrou como podemos usar a tecnologia para tornar nossos processos mais eficientes”, disse.

Foto: Carol de Andrade
No encerramento do evento, a prefeita Josemira Gadelha recebeu uma premiação pelo reconhecimento nacional de Canaã dos Carajás no 2º Seminário do Índice de Progresso Social (IPS Brasil). O município foi destaque pela expressiva evolução nos indicadores que medem a qualidade de vida da população.