Dez estudantes embaixadores da Rede Municipal de Educação de Belémrepresentam o município na programação oficial da Zona Azul da COP 30, durante as atividades voltadas às Crianças e Juventudes, no dia 17 de novembro. Eles levarão à conferência aCarta de Compromisso dos Estudantes de Belém pela Sustentabilidade e pelo Clima, documento que expressa o engajamento da rede municipal com a construção de um futuro mais justo e sustentável.
Além da Carta, os estudantes se juntarão a outras 20 crianças e adolescentes de diferentes regiões do país para entregar os resultados das consultas do Balanço Ético Global, realizadas com crianças de mais de 11 países. Eles também participarão de eventos de alto nível, rodas de conversa com jovens e adultos do mundo todo e terão a oportunidade de conhecer o espaço restrito das negociações oficiais da conferência.
Essa participação ocorre no âmbito da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semec), a Associação Plant-for-the-Planet Brasil, a Presidência da COP 30, o Ministério do Meio Ambiente, o Instituto Alana e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
Escolas guardiãs da sustentabilidade e do clima
A Educação Ambiental foi um dos temas prioritários de 2025 nas escolas da Rede Municipal, envolvendo mais de 200 unidades escolares dentro da Política Municipal de Educação Ambiental – Escolas Guardiãs da Sustentabilidade e do Clima.
Essa política trouxe a temática ambiental como eixo transversal para o planejamento pedagógico nas escolas, promovendoformações,projetos e ações práticas voltadas à sustentabilidade, que inclui ações que vão desde o plantio e cultivo de hortas, jardins e viveiros, a gestão de resíduos sólidos com envolvimento de famílias e cooperativas, até a reutilização de materiais recicláveis para criação de roupas, brinquedos e obras artísticas.
A política fortalece aformação de lideranças estudantisna temática ambiental. Desde o início de 2025, por exemplo, mais de mil estudantes de 20 escolas da rede municipal participaram de formação sobre Justiça Climática.
Crédito: Élida MirandaOutra ação da política municipal foi a criação do Programa Estudantes Embaixadores pelo Meio Ambiente , por meio do qual líderes estudantis foram eleitos pelos seus pares para mobilizar ações ambientais em suas comunidades.
Atualmente,a rede municipal de ensino conta com mais de 500 estudantes embaixadores pelo clima, sendo 32 embaixadores distritais para representar os diferentes distritos administrativos de Belém, assegurando diversidade étnico racial, geográfica e etária.
Elaboração da Carta para a COP 30
A Prefeitura de Belém, em parceria com o Unicef, realizou também uma formação dos estudantes embaixadores distritais que fortaleceu a presença das lideranças estudantis e, principalmente, articulou a agenda da COP 30 às ações escolares, contribuindo para acriação da Carta dos Estudantes de Belém pelo Clima, documento que será apresentado durante o evento oficial no dia 17 de novembro.
Crédito: Luís Miranda
Crédito: Luís MirandaA estudante do 5º ano Fernanda Silva, da Escola Municipal Walter Leite Caminha, foi uma das embaixadoras que participou da preparação. Ela destaca a importância do compromisso coletivo com o meio ambiente. “Temos que olhar as pessoas de maneira igual. Eu sou uma pessoa e você também é uma pessoa. Precisamos ter consciência de que, trabalhando juntos, teremos um planeta melhor para nós e para as futuras gerações”, afirmou.
.png)
Tecnologia
Baixar Cds
há 2 dias
7








English (US) ·
Portuguese (BR) ·