Dona Ruth, mãe de Marília Mendonça, explica foto da cantora em bar no Google Street View Dona Ruth Marilia Luto

há 3 horas 3

Dona Ruth, mãe de Marília Mendonça, falou sobre uma foto antiga da cantora que viralizou após reaparecer no Google Street View. A imagem foi registrada em Goiânia, no antigo bar da família, e emocionou fãs ao mostrar a artista ainda na adolescência.

Após um flagra do Google Street View viralizar entre os fãs de Marília Mendonça, a mãe da cantora se manifestou. Em conversa com o jornal O Globo, Dona Ruth comentou o registro e desabafou sobre a saudade daquele tempo.

A imagem foi captada na Rua Jaguaribe, no Jardim Atlântico, em Goiânia — endereço onde funcionava o antigo bar administrado por ela. Feito em 2011, o clique mostra Marília sentada no local, usando o uniforme escolar e falando ao telefone, ao lado do irmão, João Gustavo.

Flagra foi feito pelo Google Street View no antigo bar da família, em Goiânia. (Foto: Reprodução/Google Street View)

O bar — localizado no bairro Vila Rosa — foi comprado para que Ruth pudesse trabalhar perto de casa e cuidar dos filhos. A família morava na residência vizinha ao estabelecimento.

A mãe da artista contou que a foto foi tirada por volta da hora do almoço, momento em que costumavam dividir uma marmita no bar. O período, lembra ela, foi marcado por simplicidade e desafios: “Ali era a nossa vida, né? Nossa vidinha, antes de a Marília ser achada. A gente vivia com muita dificuldade”.

Na época, Marília tinha entre 12 e 13 anos, antes de se destacar como a “Rainha da Sofrência”. “Eles estudavam em escola pública. E (na foto) a Marília tinha acabado de chegar da escola. Ela sempre ficava por ali”, recordou Ruth. “Eu abria (o bar) de manhã para servir o café da manhã. Porque tinha uns prédios do lado que tinha muito trabalhador de obra que lanchava lá, sabe? E ficava até a tarde. Aquela foto era mais ou menos na hora do almoço. Eu comprava uma marmita, que dava pra mim, pra ela e pro João (irmão mais novo de Marília). Era a nossa vida. Ela estudava de manhã, chegava da escola e já queria almoçar”, detalhou.

Dona Ruth explicou que decidiu abrir o negócio após ser denunciada ao Conselho Tutelar por deixar o filho mais novo sozinho em casa enquanto trabalhava. “[Comprei o bar] quando ela [Marília] era pequena. Eu comprei pra ter como cuidar deles. Eu morava do lado, né? Pra ter como cuidar deles em casa, pra ficar pertinho, não deixar eles na rua”, contou.

Continua depois da Publicidade

“Uma vez eu fui denunciada pro Conselho Tutelar por ter deixado o João (em casa). Ela estudava de manhã e eu deixava o João com o lanchinho, tudo pronto. Ele acordava, lanchava e ia assistir à TV, os desenhos dele que ele gostava. Acordava tarde, só que ele ficava trancado até ela chegar da escola. Aí me denunciaram pro Conselho Tutelar. Então, [eu comprei o bar] pra ter um trabalho que eu não precisasse deixar eles sozinhos. E eles não ficavam lá dentro (da casa) de jeito nenhum. Eu morava do lado, mas eles não ficavam lá, só ficavam lá no bar comigo”, revelou.

Marilia Mendonça Dona Ruth LeoMarilia Mendonça com a mãe, Dona Ruth, e Leo. (Foto: Reprodução / Instagram)

Apesar das dificuldades, Ruth comemora que o local nunca foi alvo de assaltos. Mesmo assim, a rotina era puxada, e Marília já ajudava a mãe com seu talento: “[Nosso dia a dia era] muito difícil… Teve uma vez que teve um vazamento no bar. E a (conta de) água veio quase R$ 3 mil. Meu Deus, naquela época era muito dinheiro! Aí foi quando ela achou uns dois showzinhos pra fazer e consegui pagar. Olha o valor que ela recebia dos shows! Ela fez dois showzinhos e me deu pra eu pagar essa água”.

Continua depois da Publicidade

O bar também se tornou o primeiro palco da artista: “Ela cantava lá direto. Cantava e tocava. O pessoal gostava muito, em todo lugar que ela ia era assim. Ela encantava com as músicas dela, o vozeirão. O povo sempre gostou muito dela cantando, sabe? Ela cantava em festas, às vezes eu ia junto, tinha festa que eu ficava preocupada… Eu sempre apoiei (a carreira dela), sempre apoiei”.

Ainda assim, Ruth confessa carregar certa culpa pela trajetória da filha. “Talvez hoje eu até me culpe… Porque eu apoiei muito ela. Mas ela morreu fazendo o que ela gostava, o que ela queria. O que ela queria era cantar, o que ela queria era mostrar o trabalho dela. E eu apoiei tudo isso. Às vezes eu paro e penso: talvez se eu não tivesse apoiado, ela estaria viva… Mas, na minha vida, quem escreveu a história sempre é Deus”, refletiu.

Marília morreu na queda do avião, no dia 5 de novembro de 2021, aos 26 anos. (Foto: Leo Franco / Agnews)

O acidente aéreo que tirou a vida da cantora completou quatro anos em 5 de novembro. A mãe revelou que a data segue sendo difícil: “Sempre quando vai chegando o dia… Eu faço aniversário no dia 4, aí dia 5 é o do acidente. E aí sempre quando vai chegando o dia, o meu emocional vai abalando… É de uma forma estranha. Mesmo sem eu querer, aquilo vai me abalando, vai me deixando mais triste, sabe? Eu sempre passo esse dia triste. Sempre. (Esse dia 5) eu passei aqui em casa”.

Mesmo com o tempo, Ruth continua recebendo muito carinho dos fãs: “Eu recebo muita mensagem, de todo lado do mundo. É uma história bonita. Ao mesmo tempo, parece que ela está tão viva em tudo. Eu moro na mesma casa, as músicas, o trabalho que ela deixou, o legado, o Léo (filho dela). Está tudo muito vivo, sabe?”.

Continua depois da Publicidade

Sobre ver a foto antiga circulando, ela reflete: “Eu revivo, né? Eu revivo momentos. Ali teve dias que às vezes eu parei e pensei… Será que estava melhor lá? Lá eu sofria dificuldade, sabe? Enorme. Não tinha dinheiro pra nada. Muita peleja pra criar esses dois filhos. Mas eu tinha uma paz com eles dois lá junto comigo”.

O bar foi vendido há alguns anos, mas segue guardado na memória da família. “Foi vendido. Mas foi lá naquela casa que foram buscar a Marília (para fazer carreira). Aí já começou outra vida. Ali foi a última dificuldade que nós passamos. Foi quando a nossa vida começou a melhorar”, concluiu.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques

Ler artigo completo