SSAM realizou a substituição de mais de 28 mil luminárias antigas no município pelas luminárias de led que geram economia em torno de 40%
O Programa Ilumina Marabá está prestes a completar seis meses e já alcançou uma cobertura de 90% dos pontos de iluminação do município, na zona urbana e na zona rural.
Até o momento foram mais de 28 mil luminárias antigas substituídas pelas novas de LED, de 80w, 150w e 200w. As lâmpadas de 200w são utilizadas em praças e canteiros centrais de grandes avenidas nos postes mais altos por ser mais potente.
São 23 vilas da região da Estrada do Rio Preto que já estão 100% em LED como Santa Fé, Três Poderes, União e Capistrano de Abreu. As Vilas Sororó e Brejo do Meio também já foram atendidas e seguem recebendo o serviço.
Nos Núcleos Velha Marabá, São Félix, Morada Nova e Cidase Nova, a porcentagem de cobertura gira em torno de 98%. Isso porque em alguns casos as equipes não conseguiram acessar os postes por causa de carros estacionados, copas de árvores e colmeias. Diante disso, as equipes retornam em outro momento.
Na Nova Marabá, o objetivo é intensificar as substituições por lâmpadas de LED nos bairros Araguaia, Nossa Senhora Aparecida, Cidade Jardim e Delta Park.
Como a cobertura do programa está avançada, pode haver a necessidade de fazer manutenção. Alisson Lima, supervisor operacional da empresa que executa o serviço, explica que as lâmpadas podem apagar por diversos fatores.
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA“Dificilmente, as luminárias vão queimar. São luminárias inteligentes, tem dispositivo para evitar a queima. Na maioria dos casos, é relé ou conector. A equipe vai lá, chega no local, identifica o problema e conserta. Se for luminária realmente queimada, a gente vai e troca a luminária até porque elas têm cinco anos de garantia, então, toda manutenção é por conta da gente”, comenta.
Todos os postes em que são implantados o LED recebem uma placa com o IP em uma sequência de cinco números, que ajuda as equipes a localizarem o poste que precisa de manutenção por meio do sistema da empresa.
Outro ponto importante a ser ressaltado sobre as lâmpadas de LED é a sua eficiência energética pois reduzem em até 40% o consumo de energia . Inclusive, durante a COP 30, o prefeito Toni Cunha participa das discussões oficiais na “Blue Zone”, destacando que a transição ecológica deve considerar a realidade social. Inclusive, o município busca parcerias para ampliar ações sustentáveis e investimentos em energia limpa.
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA“Queremos transformar Marabá em um modelo de cidade amazônica moderna e responsável. Tempos projetos como o Ilumina Marabá, com lâmpadas de LED que geram economia em torno de 40% e o sonho de futura implantação de ônibus elétricos, para nos alinharmos à economia verde. Necessitamos de apoio, subsídios e políticas públicas que tornem essas iniciativas acessíveis às cidades brasileiras”.
“As luminárias são inteligentes. Ela tem um dispositivo. O LED em si gera em torno de 30% a 40% de economia e tem uma vida útil de, pelo menos, 15 anos. Para o município vai ser muito bom. Fazer parte disso, ver essa modernização e participar, sem sombra de dúvidas é muito gratificante, poder fazer parte desse trabalho”, comenta Alisson Lima.
Apesar de a meta inicial ser a substituição de mais de 32 mil luminárias, o Serviço de Saneamento Ambiental de Marabá (SSAM) calcula que esse número pode ser ampliado com o aumento da rede, por exemplo, no trecho entre o KM6 e o Parque de Exposições, por exemplo, além de Vias Principais (VPs) que possuem iluminação central, mas não nas laterais.
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA“É importante esclarecer que nessa implantação de tecnologia, o primeiro foco é necessariamente impactar a segurança pública porque com a cidade completamente iluminada você inibe a ação do delinquente. Vai se resolver 100%? Absolutamente, não. Ela é só uma ajuda no sistema de segurança pública, que é complementada pela Guarda Municipal, sobretudo Polícia Militar, Polícia Civil e os outros órgãos de segurança”, ressalta Mancipor Lopes, diretor-presidente do Serviço de Saneamento Ambiental de Marabá (SSAM).
A partir disso, pode haver a possibilidade de implantar pontos de monitoramento que auxiliem no combate ao descarte irregular de lixo, no acompanhamento a áreas que os órgãos de segurança julguem mais perigosas
Atualmente, Marabá possui quatro postes inteligentes em fase de conclusão e mais um em que é feito o levantamento sobre qual área implantar. Além da lâmpada de LED, o poste inteligente possui câmera para monitoramento, tomada, botão do pânico, interação entre quem monitora e o cidadão que procura o serviço, wi-fi grátis e um monitor de LED. Os postes serão um projeto piloto.
O SSAM também desenvolve quatro canais de comunicação para que a população entre em contato para solicitar manutenção.
“Teremos um 0800, um chatbot interativo, e-mail e um app exclusivo da iluminação pública. A finalidade disso é facilitar a comunicação entre o cidadão e o SSAM para que possamos prestar com excelência a manutenção dessas luminárias que já foram implantadas e começaram a apresentar algum problema”, pontual Mancipor Lopes.
A partir do estabelecimento desse atendimento, o prazo para resolução do problema será de 48h na zona urbana e 72h na zona rural.
Outra situação que precisa ser explicada diz respeito às lâmpadas que sempre estão piscando. De acordo com o diretor-presidente do SSAM, isso não tem a ver com o serviço em si, mas sim com a rede de energia.
“Essa situação é queda de tensão, diferença de tensão ou queda de fase. Rarissimos casos é problema no equipamento LED. A maioria das vezes a piscação das lampadas, o problema é do fornecimento de energia ou uma tensão menor ou uma queda de fase. Isso é bom que fica esclarecido”, explica Mancipor Lopes.
O SSAM também projeta uma iluminação decorativa para a Ponte Ana Miranda que será utilizada, por exemplo, para celebrar campanhas como Outubro Rosa e Novembro Azul, por meio das cores, e conscientizar a população.
No momento, o canal de atendimento da iluminação pública é por meio do número (94) 992631919.
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PATexto: Ronaldo Palheta
Fotos: Sara Lopes e Arquivo Secom
The post COP 30: Ilumina Marabá alcança 90% de cobertura antes de completar 6 meses appeared first on Prefeitura de Marabá .
.png)
Tecnologia
Baixar Cds
há 1 semana
13








English (US) ·
Portuguese (BR) ·