Como 2025 se tornou o ano de consolidação de Ana Castela como ícone da música brasileira

há 3 horas 5

Olha onde ela tá! 2025 é o ano de Ana Castela, e as provas disso não param de surgir. Nesta segunda-feira (13/10), durante UpFront, evento da Globo direcionado ao mercado publicitário, a Boiadeira foi anunciada como a voz do tema de abertura da nova novela das 19h (2026) da Globo, “Coração Acelerado”. Além de cantar a música-tema, Ana também vai estrear como atriz em um papel especial na trama. Vale lembrar que é a segunda vez que isso ocorre na carreira dela – a primeira foi em “Terra & Paixão”, ao lado de Chitãozinho & Xororó.

Para quem explodiu nacionalmente com “Pipoco” em 2022, Ana Castela construiu um império que a coloca frequentemente entre as artistas mais tocadas do mundo nas plataformas de música. São mais de 650 dias dentre os mais populares, ao lado de nomes como Taylor Swift, Beyoncé e The Weeknd.

Atualmente, a Boiadeira domina a cena com vários hits na parada nacional do Spotify, incluindo parcerias como a recente “Sua Boca Mente”, com Zé Felipe, e sucessos do seu repertório solo, como “Olha Onde Eu Tô” e “Tropa do Chapelão”, a colaboração internacional com o produtor Diplo, ambas faixas do álbum Let’s Go Rodeo. O projeto, que optou por um formato de estúdio em vez das tradicionais gravações ao vivo do sertanejo, foi um marco na carreira da cantora ao ultrapassar os 115 milhões de streams e colocar Ana no TOP 15 da Billboard Brasil Hot 100.

Veja as fotos

Abrir em tela cheia
 Manuela Scarpa/Agência Brazil News
Ana CastelaFoto: Manuela Scarpa/Agência Brazil News
 Manuela Scarpa/Agência Brazil News
Foto: Manuela Scarpa/Agência Brazil News
 Reprodução
Créditos: Reprodução
 Reprodução
Créditos: Reprodução
 Reprodução
Créditos: Reprodução
Voltar Próximo

Com “Let’s Go Rodeo”, Ana Castela conquistou sua segunda indicação consecutiva ao Latin Grammy na categoria “Melhor Álbum de Música Sertaneja”, firmando-se entre os gigantes da música latina. Agora, ela busca um feito raro ao disputar seu segundo gramofone dourado consecutivo, coroando uma trajetória meteórica que começou nos rodeios e chegou aos palcos mais prestigiados do mundo. A cerimônia acontece em 13 de novembro, em Las Vegas.

O feito vem na esteira de um marco único alcançado em 2024, quando, com apenas 20 anos, Ana fez história ao vencer o Grammy Latino, desbancando nomes consagrados como Gusttavo Lima, Lauana Prado, Simone Mendes e Luan Santana com o audiovisual “Boiadeira Internacional”.

No segundo semestre, assumiu o posto de Embaixadora da 70ª Festa do Peão de Barretos, coroando sua conexão com o universo sertanejo e com as tradições do campo. Durante o evento, ela realizou um dos maiores shows de sua carreira, transmitido ao vivo pela Globo, Globoplay e Multishow, inaugurou a brinquedoteca do Hospital de Câncer de Barretos e gravou o aguardado DVD “Herança Boiadeira – Rodeio”, em um espetáculo que uniu emoção, homenagens e encontros históricos. No palco, dividiu a arena com lendas como Zezé Di Camargo & Luciano, Sérgio Reis, Roberta Miranda, Sula Miranda e Teodoro & Sampaio, interpretando clássicos e inéditas que exaltam suas raízes. E ao que tudo indica, ela deve repetir o feito: Ana Castela está cotada para ser novamente a embaixadora da próxima edição da Festa do Peão de Barretos.

Em seguida, Ana brilhou em um dos momentos mais simbólicos de sua trajetória ao cantar o Hino Nacional Brasileiro na abertura da partida da NFL entre Los Angeles Chargers e Kansas City Chiefs, realizada na Neo Química Arena, em São Paulo. A apresentação, assistida por milhões de pessoas em todo o mundo, integrou a segunda edição oficial da liga americana no país e projetou ainda mais o nome da cantora no cenário internacional.

Recentemente, durante a Semana da Criança, Ana Castela brilhou no tradicional Bom Dia & Cia, no SBT, onde reforçou seu status como ícone infantil ao assumir o posto de apresentadora. Ela encantou o público com o lançamento de “Turma da Boiadeirinha”, seu projeto infantil em parceria com a AgroPlay Kids. A série animada, inspirada em sua trajetória, estreou com sucesso no YouTube com foco educativo e base pedagógica desenvolvida por especialistas. O conteúdo valoriza temas como família, amizade e empatia, conquistando as famílias brasileiras.

Com dominância nas paradas e rostinho carimbado em tudo que é lugar, Ana Castela já deixou seu nome marcado no sertanejo e se consolida como um ícone pop em 2025. Na boca do povo e com hits na ponta da língua, a Boiadeira é o que temos de mais próximo de uma diva pop no Brasil.

Ler artigo completo