Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
O turismo brasileiro viveu um de seus melhores momentos em 2025 ao registrar um recorde histórico no fluxo de visitantes internacionais. Sob a gestão do ministro Celso Sabino, o Brasil recebeu 9,2 milhões de turistas estrangeiros ao longo do ano, o maior número já contabilizado pelo setor, consolidando o país como um destino cada vez mais competitivo no cenário global.
Geração de empregos
Além do crescimento no fluxo internacional, o turismo também se destacou como um dos principais motores de geração de empregos formais em 2025. Entre janeiro e novembro, o setor foi responsável pela criação de 106.979 novos postos de trabalho, considerando as 57 atividades diretamente ligadas à cadeia turística em todo o Brasil.
Os dados constam no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, e foram analisados pelo Ministério do Turismo. Somente no mês de novembro, foram abertas 15.640 novas vagas, consolidando o período como o terceiro melhor resultado do ano, atrás apenas de abril, com 23.216 postos, e fevereiro, com 22.716.
Entre os segmentos com maior destaque na geração de empregos formais estão Alimentação, Transporte Terrestre e Alojamento, que, juntos, concentraram cerca de 82,5% das novas vagas criadas no setor entre janeiro e novembro, o equivalente a 88.304 empregos. Em novembro de 2025, o turismo brasileiro alcançou um estoque de aproximadamente 2,43 milhões de trabalhadores formais, representando cerca de 5% do total de empregos do país.
Atuação estratégica no Pará
No Pará, especialmente nas regiões sul e sudeste do estado, o trabalho do Ministério do Turismo tem se refletido em ações concretas de fomento ao setor. A pasta tem apoiado e incentivado a realização de eventos culturais, esportivos e turísticos em diversos municípios da região, como Água Azul do Norte, Canaã dos Carajás, Novo Repartimento, Itupiranga e Piçarra, fortalecendo a economia local e promovendo as cidades paraenses como destinos atrativos no cenário nacional e internacional.
Na prática, essas ações contribuem para a ampliação do calendário de eventos e para a geração de renda de comerciantes, prestadores de serviços e trabalhadores locais.
Além disso, a atuação do ministro Celso Sabino na realização da COP 30 teve grande importância para a região. Na ocasião, o ministro fez questão de destacar e apresentar as potencialidades turísticas que o estado do Pará é capaz de oferecer. A valorização do cacau e da Rota Turística do Cacau, em Novo Repartimento, assim como o Torneio de Pesca de Piçarra, são alguns dos exemplos práticos que o ministro buscou promover no cenário nacional e internacional construído a partir do evento.
.png)
Tecnologia
Baixar Cds
há 2 dias
4



English (US) ·
Portuguese (BR) ·