Círio 2025: Gestão garante estrutura, segurança e programação cultural nos dois dias do evento

há 8 horas 5
Anuncio Só MP3 Top

O Círio de Nazaré de Marabá chega à sua 45ª edição em 2025, consolidado como uma das maiores manifestações de fé e cultura do sul e sudeste do Pará. Com o tema “Maria, Sinal de Esperança”, a celebração reúne milhares de fiéis e conta com uma ampla programação que integra romarias, missas, homenagens e apresentações culturais, com apoio integral da Prefeitura de Marabá.

Continua após a publicidade

Anúncio

A gestão municipal, por meio da Secretaria de Cultura (Secult) e da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM), preparou uma série de ações especiais para marcar a data. Além de garantir toda a estrutura necessária ao evento, a Prefeitura promove apresentações artísticas, homenagens e espaços de acolhimento ao público.

Continua após a publicidade

Anúncio

Continua após a publicidade

Anúncio

Programação e homenagens

No sábado, 18 de outubro, a programação tem início às 7h com a Santa Missa na Matriz São Francisco de Assis, seguida pela Romaria Rodoviária, que parte da Praça São Francisco e percorre bairros da Cidade Nova até o Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, na Folha 16. No local, haverá acolhida da imagem, bênção dos veículos e missa à tarde.

Às 16h, ocorre a Trasladação até o Porto das Mangueiras, de onde parte o tradicional Círio Fluvial, às 17h30, pelo Rio Tocantins. Na Orla Encontro dos Rios, durante a passagem da imagem, a Banda Waldemar Henrique fará uma apresentação especial em homenagem à Virgem de Nazaré.

Já na madrugada de domingo, 19, às 5h, o Coral da Casa da Cultura se apresentará em frente ao Museu Municipal. Na Praça da Prefeitura, um palco aguardará a passagem da imagem para novas homenagens, com participação de professores da Casa da Cultura e autoridades locais.

Prefeitura garante estrutura e apoio logístico

O secretário municipal de Cultura, Genival Crescêncio, destaca o envolvimento da Prefeitura em todas as etapas do evento. “É uma grande festa da fé do nosso povo e é um prazer para a Secretaria de Cultura e a Prefeitura participar dessa bela celebração. Estamos disponibilizando as estruturas tanto na Marabá Pioneira quanto no Santuário, além de promover apresentações culturais que valorizam nossa identidade e tradição”, afirmou.

Genival Crescêncio, secretário de culturaGenival Crescêncio, secretário de cultura
 Reprodução/Prefeitura de Marabá - PAFoto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA

No Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, na Folha 16, a programação inclui ainda o show do cantor Eros Biondini, que promete emocionar o público na noite de sábado.

Para a presidente da Fundação Casa da Cultura de Marabá, Thaís Lucena Cariello Martins, a participação da instituição reforça a importância do Círio como patrimônio imaterial do município.

Thaís Cariello, presidente da Fundação Casa da Cultura de MarabáThaís Cariello, presidente da Fundação Casa da Cultura de Marabá
 Reprodução/Prefeitura de Marabá - PAFoto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA

“A presença da FCCM no Círio representa o reconhecimento desse evento como uma das mais expressivas manifestações culturais e de fé do povo marabaense. Mais do que um ato religioso, o Círio é um encontro de tradições, música, arte e devoção que une gerações em torno da identidade e da memória da cidade”, destacou.

Ruas Interditadas

Em virtude da grande movimentação de fiéis e das procissões o Departamento Municipal de Trânsito (DMTU) realizará interdições temporárias, a partir das 5h da manhã deste domingo, nas seguintes vias:

– Avenida Antônio Maia (em toda sua extensão);
– Avenida Marechal Deodoro;
– VP-08 (em toda sua extensão);
– VP-07;
-VP-03;
– Praça da Folha 16, em frente à Paróquia Nossa Senhora de Nazaré.

As interdições têm como objetivo garantir a segurança dos romeiros e o bom andamento das celebrações. Equipes da DMTU e da Guarda Municipal de Marabá (GMM) estarão posicionadas ao longo dos trajetos para orientar motoristas e pedestres, além de assegurar a fluidez e o respeito às áreas reservadas para a procissão. O DMTU recomenda que os condutores busquem rotas alternativas e evitem trafegar nas áreas interditadas durante o período da festividade.

Programação completa

Sábado, 18 de outubro
07h – Santa Missa (Matriz São Francisco de Assis – Cidade Nova)
08h – Romaria Rodoviária (saída da Praça São Francisco até o Santuário na Folha 16)
11h30 – Acolhida da Imagem, Banda do 4º BPM e bênção dos veículos
15h – Santa Missa (Santuário N. Sra. de Nazaré – FI16)
16h – Trasladação (para o Porto das Mangueiras)
17h30 – Círio Fluvial (Rio Tocantins, com homenagem da Banda Waldemar Henrique no Pontal da Orla)
18h30 – Chegada do Círio Fluvial (Rampa da Colônia Z-30, seguida de romaria até a Catedral N. Sra. do Perpétuo Socorro)
18h30 – Procissão pelas ruas da Velha Marabá
19h30 – Santa Missa e troca do manto (Praça Duque de Caxias)

Domingo, 19 de outubro
05h – Coral da Casa da Cultura (em frente ao Museu Municipal)
06h – Santa Missa (Catedral N. Sra. do Perpétuo Socorro)
07h – Saída da Procissão do 45º Círio
11h30 – Santa Missa de Encerramento (Praça do Santuário N. Sra. de Nazaré – Folha 16)

A Prefeitura de Marabá reafirma, com esse apoio, seu compromisso com a fé, a tradição e a cultura popular, celebrando a devoção à Nossa Senhora de Nazaré que há 45 anos emociona e une os marabaenses.

Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Arquivo

The post Círio 2025: Gestão garante estrutura, segurança e programação cultural nos dois dias do evento appeared first on Prefeitura de Marabá .

Ler artigo completo