Chefe de cozinha representará Prefeitura de Canaã dos Carajás na COP30

há 1 semana 12

OUVIR NOTÍCIA

Fábio Neres foi selecionado pela Secretaria de Turismo do Estado do Pará (Setur) para integrar o Pavilhão Pará durante a COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas), em Belém

Foto: Carol de Andrade

Nesta quarta-feira (19), o chef de cozinha Fábio Neres representará o município de Canaã dos Carajás como parte do Pavilhão Pará, organizado pela Secretaria de Turismo do Estado do Pará durante a programação da COP30, em Belém. Na ocasião será apresentado o prato “Risoto de Tucupi com camarões” desenvolvido pelo gastrônomo. 

O Pavilhão reúne os municípios paraenses em um espaço dedicado à troca de experiências, divulgação de iniciativas locais e articulação entre gestões municipais.

Foto: Carol de Andrade

O prato escolhido por Neres é uma fusão de técnicas e ingredientes da culinária italiana e amazônica. “Hoje eu faço parte da Federação Italiana de Chefs, eu gosto também um pouco da gastronomia italiana. E eu falei: “Por que não é juntar um clássico italiano com os ingredientes da Amazônia?”. Ele [prato] vai estar trazendo aí o frescor, acidez amazônica e, ao mesmo tempo, está sendo um prato sofisticado porque tá com uma base italiana.”, contou.

Fábio tem se destacado na gastronomia em Canaã dos Carajás. Em 2025, foi campeão do melhor prato no Canaã Gastronomia. A secretária de desenvolvimento econômico, Vânia Mascarenhas, comenta que Fábio estará como mentor no próximo Canaã Gastronomia com cursos voltados a área de panificação, além das mentorias feitas para os expositores da Feira e Mercado Municipal e da Praça de Alimentação.

“Ele hoje é um chefe renomado. Ele também ganhou o prêmio do Prato, do Canaã Gastronomia. E veio aí com todo o conhecimento pra passar aqui na COP30. Isso reforça o incentivo da gestão no turismo de eventos, no turismo gastronômico da nossa cidade e principalmente nos talentos de dentro do município.”, comenta Vânia.

Com mais de 26 anos de experiência, Fábio Neres é gastrônomo formado pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB), possui especializações em culinária francesa e italiana. “Para mim é uma honra imensa representar o município de Canaã dos Carajás na COP 30, né? Através da gastronomia, levar o nome da nossa cidade para um evento dessa importância mundial é uma responsabilidade que recebo com muito orgulho. Estar na COP 30 significa mostrar o mundo a força cultural, a diversidade, sabores e a riqueza dos nossos produtos, do nosso território.”.

Atualmente, o gastrônomo integra a equipe de cozinheiros da Escola Municipal Carmelo Mendes. O trabalho desenvolvido por Fábio e toda a equipe de nutrição gerenciada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), foi reconhecido entre os 20 melhores relatos do Brasil na 6ª edição da Jornada de Educação Alimentar e Nutricional (EAN), promovida pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O município foi selecionado entre 1.700 relatos de todo o país com o tema “O papel da merendeira como educadora”.

A equipe da escola contribuiu para a premiação com a criação de um hambúrguer light (40% de sódio, 60% de carne bovina) e uma maionese light com ervas, incentivando hábitos mais saudáveis entre os alunos.

A alimentação escolar em Canaã dos Carajás segue um padrão rigoroso de qualidade. O secretário de educação, Leonardo Cruz, explica que a gestão investe no alimento como algo que é base para uma boa aprendizagem. “O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) tem esse conceito que é a educação alimentar e nutricional. Porque justamente ele é educacional porque ele contribui inclusive no processo de aprendizagem da criança, bem alimentada ele aprende melhor. E é nutricional porque também tem que ter uma dieta balanceada, uma dieta fortalecida que contribui aí com o desenvolvimento biológico da criança, então é um desenvolvimento intelectual, físico, tudo isso, educação educacional e nutricional ela contribui para nosso público.”, disse.

Em Canaã dos Carajás a merenda escolar garante para os alunos da rede municipal creche uma alimentação, planejada por uma equipe de nutricionistas, onde é ofertado desjejum, almoço, lanche da tarde e jantar, de acordo com a permanência do aluno na escola. No município, 100% dos recursos do PNAE são investidos na agricultura familiar, onde quase 200 agricultores fornecem alimentos para a merenda escolar e contam com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Produção Rural (Sempru) na assistência técnica, mecanização e insumos de produção.

Anualmente, cerca de 1.500 toneladas de alimentos, são consumidos no preparo das refeições dos alunos. As escolas contam com visita técnica de nutricionista, mensalmente, capacitando merendeiras para a correta confecção da alimentação em todos os aspectos higiênicos sanitário. 

Stand da Prefeitura de Canaã

A Prefeitura de Canaã dos Carajás está com o stand no Pavilhão Pará, a estrutura estará disponível para visitação de 17 a 21 de novembro. 

Na oportunidade, será mostrando as iniciativas para o desenvolvimento sustentável e diversificação econômica de Canaã dos Carajás. O stand está localizado na Centro de Convenções Centenário Av. Augusto Montenegro, 1802.

Ler artigo completo