OUVIR NOTÍCIA
A assinatura aconteceu dentro do estande da FAMEP, no Pavilhão Pará, que integra a programação da COP30, em Belém, e reuniu autoridades, técnicos e representantes internacionais
Em um momento simbólico para a agenda de sustentabilidade da região, Canaã dos Carajás oficializou, nesta quinta-feira (14), sua adesão ao pacto “Meu Município pelos ODS”, iniciativa nacional que mobiliza cidades brasileiras rumo ao cumprimento da Agenda 2030 das Nações Unidas.
Assinaram o documento a prefeita Josemira Gadelha e Kassya Fernandes, coordenadora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), que destacou o papel estratégico dos municípios amazônicos neste esforço global.

A coordenadora do PNUD ressaltou o quanto a adesão coloca Canaã em conexão direta com uma rede nacional e internacional de municípios comprometidos com desenvolvimento sustentável. “O pacto engaja as cidades na implementação da Agenda 2030, e Canaã já tem um trabalho forte na saúde, educação, sustentabilidade e planejamento urbano. Agora, esse esforço passa a ser reconhecido, organizado e potencializado com apoio técnico do PNUD.”, explicou.
Ela destacou que o município receberá capacitações, metodologias de monitoramento e apoio para institucionalizar a Agenda 2030, incluindo a criação de uma Comissão Municipal dos ODS. “Canaã agora passa a mostrará ainda mais ao Brasil e ao mundo o que já vem fazendo.”, concluiu.
O secretário Marcos Vinícius celebrou a adesão como mais um passo de Canaã na direção de uma gestão pública moderna, consciente e alinhada à sustentabilidade. “Canaã se compromete a intensificar a busca pelo cumprimento dos ODS 2030, que são o norte para uma boa gestão pública, para o uso responsável dos recursos naturais e para construir uma cidade cada vez melhor. Mas é importante dizer: nós já estamos nessa agenda há anos.”, afirmou.
Marcos lembrou que o município já atua em várias frentes relacionadas aos ODS, como Cidades Sustentáveis, Ação Pelo Clima, Infraestrutura Resiliente e Consumo Responsável e que o pacto funciona como um reforço institucional para avançar ainda mais.
Ele também explicou os desafios peculiares da cidade. Segundo ele, “temos dois fenômenos que pressionam nossa infraestrutura: os eventos climáticos extremos que exigem obras cada vez mais resilientes e a migração constante, provocada pela nossa economia mineradora. Isso gera sobrecarga em saúde, educação, saneamento, habitação. Mas, ao mesmo tempo, motiva a cidade a se planejar melhor e investir mais.”.
Mesmo com os desafios, Marcos é categórico: “Eu estou há 13 anos em Canaã e é nítido o avanço. E assinamos hoje mais um instrumento para continuar melhorando. A cidade está no caminho certo”.
Canaã dos Nossos Sonhos
Em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), Canaã criou um plano estratégico de desenvolvimento da cidade até 2050. Desde então, esse têm sido o norte para transformar Canaã numa cidade cada vez melhor. “Canaã se organiza, planeja e investe baseado em evidências e indicadores. O pacto chega como uma certificação desse caminho. É compromisso, é transparência e é responsabilidade com o futuro da nossa cidade”, disse a prefeita Josemira Gadelha.
Para a gestora do executivo municipal, esse é um compromisso político e humano com o futuro. Ela reforçou que Canaã não está apenas aderindo a um documento, está afirmando um rumo. “Ao assinar este pacto, nós reafirmamos que Canaã dos Carajás quer crescer de forma justa, sustentável e resiliente. Queremos uma cidade onde o desenvolvimento seja direito de todas as pessoas, hoje e amanhã. E estamos fazendo isso com planejamento, com seriedade e com coragem”.
Ela destacou ainda o caráter coletivo da construção. “Esse compromisso não é só da Prefeitura. É da cidade inteira. É do agricultor ao empreendedor, da mãe que leva o filho para a escola ao jovem que imagina o futuro aqui. Estamos preparando Canaã para continuar avançando e para ser exemplo de que desenvolvimento e sustentabilidade caminham juntos.”
Texto: Assessoria de Comunicação
Fotos: James Luz
.png)
Tecnologia
Baixar Cds
há 6 dias
12








English (US) ·
Portuguese (BR) ·