Vídeo: Câmeras de segurança mostram pessoas correndo após desabamento do restaurante Jamile, em SP Vídeo: Câmeras de segurança mostram pessoas correndo após desabamento do restaurante Jamile, em SP

há 4 horas 4

Um desabamento atingiu parte do restaurante Jamile, do chef Henrique Fogaça, na Bela Vista, em São Paulo, nesta quarta-feira (8). A estrutura cedeu antes do horário de almoço e deixou uma pessoa morta e pelo menos cinco feridos. A causa do acidente está sob investigação.

Na tarde desta quarta-feira (8), parte da estrutura do restaurante Jamile, localizado na Bela Vista, região central de São Paulo, desabou, deixando uma vítima fatal e pelo menos cinco feridos. Um vídeo divulgado pelo g1, registrado por câmeras de segurança, mostrou os momentos de pânico que sucederam o desabamento.

Nas imagens, é possível ver clientes e funcionários correndo para fora do estabelecimento. O desabamento ocorreu na área interna, onde fica o mezanino do restaurante.

Ao mesmo tempo, pedestres e comerciantes da região se aproximam da fachada do local, tentando entender o que havia acontecido. Minutos depois, uma viatura da Polícia Militar chega para prestar os primeiros socorros. Assista abaixo:

Acidente no restaurante Jamile em São Paulo pic.twitter.com/l3TYVGXY2m

— WWLBD ✌🏻 (@whatwouldlbdo) October 8, 2025

De acordo com o Corpo de Bombeiros, ao menos dez viaturas — entre equipes dos Bombeiros, Samu, CET, PM e Defesa Civil — foram acionadas para o resgate.

Uma mulher, cuja identidade não foi divulgada, morreu no acidente. Após ficar presa nos escombros, a vítima sofreu uma parada cardiorrespiratória e não resistiu. Além dela, outras cinco pessoas foram retiradas do local, mas o estado de saúde delas não foi informado.

Inicialmente, o Corpo de Bombeiros informou que o desabamento poderia ter sido causado por uma explosão de gás. No entanto, a hipótese foi posteriormente descartada, e as causas do acidente ainda estão sendo investigadas.

Em relato ao g1, um funcionário contou que o episódio aconteceu antes do horário de almoço, no mezanino, em uma área exclusiva para funcionários. Ainda segundo ele, os feridos seriam todos colaboradores, e não clientes. O rapaz, que preferiu não se identificar, disse que conseguiu descer as escadas a tempo e não se feriu.

Continua depois da Publicidade

José Antônio de Lima, dono de um estacionamento vizinho ao restaurante, também presenciou o episódio. “Cheguei a abrir a porta lá e vi a situação. Deu um barulho que até o prédio ali estrondou. Eu estava aqui dentro do estacionamento. Eu ouvi um barulho. Quando eu botei a cabeça fora, achei que era um carro que tinha batido. Quando eu vi, o pessoal tudo correndo para fora. Quando eu fui lá, o teto estava todo no chão”, relatou.

Após o ocorrido, a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP) se manifestou. Em nota ao veículo, o órgão informou: “O Corpo de Bombeiros foi acionado para ocorrência de desabamento da estrutura de um estabelecimento comercial, na tarde desta quarta-feira (8), na Rua 13 de Maio, Bela Vista, região central da Capital. Sete viaturas estão empenhadas no resgate das vítimas, com apoio do helicóptero Águia. Quatro pessoas já foram resgatadas. As equipes seguem trabalhando na retirada de outras duas que ainda estão sob os escombros”.

Corpo de Bombeiros afirmou que ao menos dez viaturas foram acionadas para o resgate. (Foto: Reprodução/Corpo de Bombeiros)

Henrique Fogaça se manifesta

A tragédia ocorreu no restaurante Jamile, localizado na Rua 13 de Maio. O cardápio da casa é assinado pelo chef Henrique Fogaça, jurado do MasterChef. Em nota publicada nas redes sociais, o chef lamentou o acidente e reafirmou que não possui vínculo societário com o estabelecimento.

“O chef Henrique Fogaça lamenta profundamente o acidente ocorrido na tarde de hoje, 8 de outubro, no restaurante Jamile, localizado na Bela Vista, que resultou em danos estruturais e ferimentos em três colaboradores, um deles já encaminhado ao hospital e dois ainda recebendo atendimento das equipes de resgate”, começou o comunicado.

Ele também se solidarizou com os feridos: “Fogaça manifesta sua solidariedade integral às vítimas e a seus familiares, reafirmando que sua principal preocupação neste momento é o bem-estar de todos os envolvidos e o acompanhamento da assistência necessária”.

Continua depois da Publicidade

Embora o nome do Jamile apareça listado na biografia do Instagram de Fogaça, o chef negou envolvimento societário com o restaurante. “É importante esclarecer que Henrique Fogaça não possui qualquer participação societária ou vínculo de propriedade com o restaurante Jamile, como erroneamente vem sendo dito em alguns canais de comunicação. Sua atuação se restringe à criação e assinatura do cardápio da casa, sem envolvimento na gestão administrativa ou operacional do estabelecimento”, declarou.

Mesmo estando em Nova York, ele afirmou estar acompanhando o caso. “Embora esteja fora do país, o chef mantém contato constante com os responsáveis pelo restaurante e acompanha de perto o desenrolar da situação, apoiando a apuração rigorosa das causas do ocorrido, em colaboração com as autoridades competentes”, finalizou.

(Foto: Reprodução/Instagram)

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques

Ler artigo completo