União Europeia deve definir novas metas climáticas antes da COP30 em Belém

há 1 semana 8
Ricardo Stuckert/PR

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou nesta segunda-feira (29) que a União Europeia (UE) apresentará novas metas climáticas antes da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá em Belém entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025.

Segundo Von der Leyen, o bloco pretende “fixar seus objetivos” para 2035 e 2040, em complemento às metas já estabelecidas. A UE tem como compromisso tornar-se o primeiro continente climaticamente neutro até 2050 e reduzir em 55% as emissões de gases de efeito estufa até 2030.

Proposta para 2040

A definição de novos compromissos dependerá de consenso entre os 27 Estados-membros. A Comissão Europeia propôs que a redução de emissões chegue a 90% até 2040 como meta intermediária.

De acordo com Ursula, a forma de alcançar esses objetivos será discutida considerando as transformações no cenário global. “A competição internacional está mais intensa e nem sempre ocorre de maneira equilibrada”, afirmou em vídeo divulgado nas redes oficiais da Comissão.

Atualização de compromissos

A COP30 exigirá que países e blocos econômicos atualizem suas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) para o período de 2035. Esses documentos registram as metas de redução de emissões e estratégias de adaptação às mudanças climáticas.

Von der Leyen destacou que a mensagem da Europa na conferência será de continuidade nos esforços climáticos. “Estamos no caminho para alcançar nossos compromissos e daremos clareza a empresas, investidores e trabalhadores de que a União Europeia mantém sua rota”, declarou.

Conteúdo relacionado:

Ler artigo completo