Termoelétrica movida a gás natural inicia fase de testes e marca nova era energética no Pará

há 1 dia 6

A transição energética no Pará acaba de atingir um marco histórico. A Usina Termoelétrica Novo Tempo (CELBA 2), localizada em Barcarena e abastecida pela Companhia de Gás do Pará, iniciou sua fase de testes com a ignição das turbinas movidas a gás natural e a vapor. Esta é a primeira termoelétrica do estado a operar com gás natural e promete ser uma das maiores geradoras de energia do Norte do país.

Com autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) concedida no último dia 19 de setembro e publicada no Diário Oficial da União, a unidade UG1 iniciou os testes há cerca de 20 dias. Durante esse período, técnicos analisam a performance e a capacidade operacional da usina, preparando-a para entrar em funcionamento total ainda neste trimestre.

Com uma produção estimada em 624 megawatts, a UTE Novo Tempo terá energia suficiente para abastecer cerca de 2,6 milhões de residências — o equivalente a 10% da demanda de toda a região Norte e 25% do consumo do Pará. A estrutura combina turbinas a gás e a vapor e utiliza gás natural liquefeito (GNL) distribuído pela Companhia de Gás do Pará.

“Começa uma nova era de geração de energia interligada para dar mais confiabilidade ao sistema nacional. O Pará, como grande produtor de energia, vai ampliar ainda mais sua capacidade com uma usina de funcionamento contínuo”, destacou o diretor-presidente da Companhia de Gás do Pará, Fernando Flexa Ribeiro. “É a primeira termoelétrica paraense movida a gás natural, garantindo uma transição energética limpa”, completou.

A UTE Novo Tempo também reforça a importância estratégica do estado no Sistema Nacional de Energia. Além dela, o Sistema de Distribuição de Gás Natural (SDGN) vai abastecer futuramente a UTE Portocém — uma das maiores termoelétricas do Brasil —, com previsão de início das operações em agosto de 2026, também em Barcarena.

Ler artigo completo