Ação voluntária distribuiu água, café, deu apoio emocional e até apresentações musicais feitas pelos servidores da Seplad
Com o espírito de solidariedade e fé que marca o Círio de Nazaré, servidores da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad) organizaram, entre a noite do dia 9 até a manhã desta sexta-feira, dia 10 de outubro, uma ação especial de acolhimento aos romeiros que passaram em frente à sede da secretaria, localizada na Travessa do Chaco, no bairro do Marco, em Belém.
O ponto de apoio funcionou no estacionamento da Seplad, com entrada pela Avenida Almirante Barroso, e ofereceu água, café, lanche e atendimento básico aos peregrinos que seguiam rumo à Basílica Santuário. A iniciativa contou com a adesão voluntária de 30 servidores, distribuídos em quatro turnos de trabalho, que se revezaram durante toda a noite e madrugada para garantir o acolhimento aos fiéis.

“É a primeira vez que eu venho, né? E estou percebendo o quanto o ponto de acolhimento é importante para gente que participa. Essa massagem está aliviando bastante meus pés, está ótimo, estou me sentindo renovada, acho que dá até para voltar para Ananindeua andando. Muito legal mesmo, é ótimo e muito gratificante para gente. Eu agradeço a todos os envolvidos”, contou Girleide Silva, servidora pública do município de Primavera.
Segundo os servidores voluntários, a proposta nasceu do desejo de transformar o espaço da Seplad em um ponto de apoio e cuidado durante a maior manifestação religiosa do Pará.

"Foi um momento muito gratificante, porque tivemos a oportunidade de acolher esses romeiros, né? Já era praticamente o final do percurso. Muitos vinham de longe, alguns de Capanema, outros de Bragança, de Mosqueiro, de várias localidades. Então, eles chegavam muito cansados, e nós pudemos oferecer esse acolhimento".
"Eu participei do coral e tivemos a chance de cantar para eles enquanto eram atendidos. Eles receberam massagem, alimentação, água, puderam usar os banheiros e descansar um pouco. Enquanto isso, estávamos ali cantando para eles, oferecendo esse carinho em forma de música. Doar um pouco de si para essas pessoas que, naquele instante, precisavam. Foi também um momento de demonstração da nossa fé”, externou Léia Corrêa, servidora da Seplad.

Durante o período da ação, centenas de romeiros pararam para descansar e se restabelecer, recebendo o apoio e as palavras de incentivo dos servidores. Muitos aproveitaram para agradecer o gesto e compartilhar suas histórias de fé e gratidão.
“Eu venho lá do Coqueiro, são 17 km até a Basílica de Nazaré. O ponto de acolhimento é muito importante, porque a gente recebe carinho, água, apoio estrutural, tudo isso dá força para continuar a caminhada. E ela é longa, mas a fé e a perseverança precisam estar firmes no coração do romeiro, porque ele nunca desiste dos seus objetivos”, disse o romeiro Janilson Silva.

A servidora da Seplad Anna Cláudia Malcher compartilhou a emoção de participar do acolhimento aos romeiros que passaram em frente à Secretaria. Segundo ela, o momento foi marcado por fé, solidariedade e superação, tanto por parte dos peregrinos quanto dos servidores envolvidos na ação.

"Bom, foi maravilhoso participar desse momento de acolhimento dos romeiros que passavam aqui em frente à Secretaria. Foi uma oportunidade de vivenciar experiências marcantes, tanto com o olhar de servidora pública quanto ao lado dos colegas que se entregaram de coração, demonstrando disponibilidade e vontade de fazer algo pelo próximo. Por outro lado, também foi muito tocante ver os romeiros passando, muitos já no limite das suas forças, visivelmente cansados, mas ainda assim seguindo em frente com fé, com amor por Nossa Senhora. Estou muito, muito orgulhosa de ter feito parte desse momento. E a gente já está até se organizando para o ano que vem, melhorar ainda mais a participação e tornar tudo ainda mais especial”, concluiu a servidora.

Para a servidora Alliny Assef, foi uma forma diferente, e profundamente significativa, de servir ao próximo: “Diariamente servimos à população através das nossas rotinas laborais, mas ontem, experimentamos a graça de servir diferente: um café, uma água, um sorriso, uma conversa, um abraço. Tudo ganhou sentido porque cada pequeno ato era justamente a concretude do amor que o Filho de N. Sra. nos pede: invisível, gratuito, livre e desinteressado. Ouvimos histórias, vimos o cansaço estampado no rosto, no corpo, mas principalmente, contemplamos o dom da fé”, revelou Alliny.
A ação contou com distribuição de água, café, apoio emocional, e até apresentações musicais realizadas pelos próprios servidores. O ponto de apoio foi encerrado após a passagem da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré em frente à secretaria, durante o Traslado para Ananindeua-Marituba, marcando um instante de emoção e devoção entre os servidores e romeiros presentes.