O Pará lidera os investimentos da região Norte com recursos do Fundo da Marinha Mercante (FMM), administrado pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor). São R$ 4,7 bilhões destinados à construção de 414 embarcações, entre balsas, empurradores, rebocadores, navios e plataformas flutuantes. Os aportes reforçam a posição do estado como o principal polo da indústria naval da Amazônia e devem gerar mais de 4 mil empregos diretos, impulsionando a economia e a logística fluvial regional.
“O Pará tem um papel estratégico para a indústria naval brasileira e para a logística do Norte do país. Esse volume expressivo de investimentos demonstra a força dos estaleiros da região e o compromisso do governo federal com o desenvolvimento sustentável da Amazônia”, afirmou o ministro Silvio Costa Filho.
O FMM é um fundo contábil voltado ao desenvolvimento da marinha mercante e da indústria de construção e reparação naval no Brasil. Os recursos aprovados movimentam a cadeia produtiva local, gerando emprego, renda e inovação tecnológica, além de fortalecer a navegação fluvial — modal essencial para o transporte de cargas e passageiros na Amazônia.
Principais empreendimentos
O maior contrato foi firmado com a LHG Logística Ltda, no valor de R$ 1,43 bilhão, para a construção de 128 balsas graneleiras e oito empurradores fluviais. O projeto, com prazo de quatro anos, deve gerar 950 empregos diretos.
Outro destaque é o contrato da Plataforma Logística do Amapá SPE Ltda, no valor de R$ 1,47 bilhão, que prevê a construção de 116 embarcações e uma Instalação de Transbordo Flutuante (ITF Santana). As obras serão executadas pelos estaleiros Velar e EASA, ambos de Belém, com previsão de 790 empregos diretos.
Outros contratos relevantes incluem:
- Portoagil Logística SPE Ltda – R$ 602,7 milhões para 67 embarcações, incluindo uma balsa guindaste e um terminal flutuante.
- Navegações Unidas Tapajós S.A. – R$ 402,7 milhões para 60 barcaças e 3 empurradores fluviais.
- Oceânica Engenharia e Consultoria S.A. – R$ 309,6 milhões para uma embarcação de apoio marítimo multipropósito.
- Sulnorte Serviços Marítimos Ltda – R$ 280,2 milhões para seis rebocadores portuários modelo ASD Ramparts 2300SN.
- Petrocity Navegação Ltda – R$ 247,5 milhões para quatro rebocadores Rastar 2800W.
- BR8 Shipping Company Ltda – R$ 202,2 milhões para dois navios-tanque de 8 mil DWT.
- Hermasa Navegação da Amazônia S.A. – R$ 101,5 milhões para 20 balsas graneleiras.
- Navegação Guarita S.A. – R$ 68,8 milhões para três balsas petroleiras de 4 mil m³.
Todos os projetos têm o BNDES como agente financeiro e prazos de execução de até quatro anos.
Os empreendimentos fortalecem a atuação dos estaleiros Rio Maguari, EASA e Velar, sediados em Belém, que há mais de três décadas impulsionam a construção de embarcações fluviais e oceânicas no país.
Com os novos investimentos, o Pará se consolida como centro estratégico da indústria naval brasileira, ampliando a oferta de transporte fluvial e gerando impactos diretos na competitividade logística, na sustentabilidade e no desenvolvimento econômico da Amazônia.