O prefeito de Belém, Igor Normando, assinou, no início da noite desta quarta-feira (1º), a Ordem de Serviço (OS) que autoriza o início de uma obra histórica derequalificação da passagem John Engelhard, no bairro da Pratinha. A intervenção vai dar um fim aosalagamentos recorrentesda área e elevar a qualidade de vida de aproximadamente200 mil pessoas.
Com extensão deaproximadamente 1,5 km e previsão de entrega em três meses, a obra terá um impacto significativo na rotina de seis bairros da capital. Além daPratinha I e II, a requalificação beneficiará diretamente moradores doTapanã, São Clemente, Bengui e Parque Verde.

O projeto é fruto daparceria entre a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel), e oGoverno do Estado.
O prefeito de Belém, Igor Normando, ressaltou a importância social do projeto e relembrou a última vez em que esteve no bairro:
“Esse aqui é um dia histórico que eu vou levar para toda a minha vida. Quando eu andava aqui, para inaugurar outras ruas, me questionaram sobre o estado da John Engelhard. Com muita sensibilidade, eu falei que,mesmo não estando no cronograma, voltaria em um mês com máquina para assinar a ordem de serviço e começar a obra. Chegou a hora de acabar com as promessas que essas pessoas ouviram por muitos anos. Agora, vamos tirar de vez essa população, que tanto merece, da lama, para finalmentepisar no chão firme”.

A passagem John Engelhard é considerada uma das principais vias de acesso ao bairro da Pratinha, sendoestratégica para a mobilidade urbana, pois interliga duas importantes vias da cidade: as avenidas Padre Bruno Sechi e Arthur Bernardes.
O secretário municipal de Zeladoria e Conservação Urbana, Cleiton Chaves, destacou o esforço por trás da iniciativa
“Nosso papel é garantir que este projeto seja executado com amáxima qualidade e agilidade, focando em uma solução definitiva para adrenagem, para transformar a vida destas pessoas. Um projeto histórico que vai acabar com os alagamentos e devolverdignidade para milhares de famílias“, afirmou.

Moradores comemoram início da obra
O anúncio do início das obras foi recebido com entusiasmo pelos moradores da área. A dona de casa Benedita Gomes, 35 anos, vive há 10 anos na John Engelhard e disse que a chegada do serviço é a realização de um sonho.
“Nesse tempo aqui,já perdi minha casa, eletrodomésticos, praticamente tudo o que tinha por conta do alagamento quando chovia. Nunca fizeram qualquer obra na rua. Hoje isso está acontecendo pela primeira vez. Eu me emociono ao falar, porque, quando fui para o hospital ter a minha filha, chamamos a ambulância e não quiseram vir até a minha casa por conta da rua intrafegável“, relembra a moradora emocionada, com a possibilidade de deixar as dificuldades para trás.
