Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Segundo o Relatório de Sustentabilidade 2024, elaborado pela Fapespa, o município de Jacundá, embora apresente indicadores médios em desenvolvimento sustentável, é uma das cidades da Região do Lago de Tucuruí que mais se sobressai.
O levantamento avaliou 26 indicadores de sustentabilidade, e o município se destaca especialmente em aspectos relacionados à qualidade de vida e serviços básicos, como redução da mortalidade infantil, leitos hospitalares, redução de abandono escolar no Ensino Fundamental e Médio, Cadastro Ambiental Rural, e, principalmente, saneamento básico, incluindo coleta de lixo e fornecimento de água encanada nos domicílios.
Em um panorama comparativo de indicadores com outras cidades da região, Jacundá apresenta o menor índice de insustentabilidade, além de registrar um dos melhores desempenhos nos níveis potencialmente sustentável e intermediário, rivalizando inclusive com Tucuruí, cidade com maior volume populacional. Com isso, Jacundá é considerada a cidade mais equilibrada e com maior potencial de desenvolvimento sustentável de todos os municípios da Região de Integração do Lago de Tucuruí.
O relatório pode ser conferido aqui.