O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta segunda-feira (6/10) que a reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o mandatário norte-americano, Donald Trump, foi positiva. O encontro aconteceu às 10h30 do horário de Brasília, por videoconferência.
Haddad acompanhou a ligação diretamente do Palácio da Alvorada. Além do ministro, também estavam presentes o vice-presidente, Geraldo Alckmin, e os ministros Mauro Vieira (Relações Internacionais) e Sidônio Palmeira (Secom).
Veja as fotos
Abrir em tela cheiaO diálogo acontece em um contexto marcado pelo aumento de tarifas determinado pelo governo de Trump, que elevou em 50% as taxas aplicadas aos produtos brasileiros destinados ao mercado dos Estados Unidos. A medida veio como um protesto contra a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo Trump, trata-se de uma “caça às bruxas”.
A reaproximação dos dois países teve início após a Assembleia Geral da ONU, em Nova York, quando Lula e Trump se cumprimentaram rapidamente nos bastidores e manifestaram o desejo de manter contato.