Fora de risco, Leão quer arrancar

há 6 dias 13
 Samara Miranda (Clube do Remo)Sávio – Foto: Samara Miranda (Clube do Remo)

A vitória do Remo sobre o CRB (AL) serviu não apenas para quebrar o jejum em partidas dentro de Belém, mas também para tranquilizar quanto ao risco de rebaixamento. As projeções indicam que 42 pontos são suficientes para garantir permanência na Série B. Além da margem mínima de segurança, com mais 9 jogos pela frente será possível ampliar esse quantitativo.

Os números dos campeonatos recentes confirmam essa tendência. No ano passado, o CRB (AL) se salvou com 43 pontos, mas se salvaria até com 39, pois o primeiro time da zona de rebaixamento foi a Ponte Preta (SP), com 38. Em 2023, a Chapecoense (SC) escapou com 40 pontos. O primeiro do Z4 foi o Sampaio Corrêa (MA), com 39 pontos.

Com a eliminação do risco, o Remo fica à vontade para partir em busca de uma arrancada que leve ao acesso. A situação ainda é muito difícil – precisa conquistar 7 vitórias (21 pontos) em 9 rodadas. Pode até haver uma variação, mas de 1 ou 2 pontos, no máximo.

Significa que o time precisará de um desempenho de campeão, com um aproveitamento de cerca de 70% neste quarto final da competição, para somar 63 ou 64 pontos. No ano passado, o Ceará (CE) ficou em 4º lugar com 64 pontos, mesma pontuação do Atlético (GO) em 2023. Em 2022, o Vasco (RJ) subiu com 62 pontos.

O técnico Guto Ferreira deverá repetir a equipe que começou o jogo contra o time alagoano, talvez com a presença de Sávio de volta à lateral-esquerda. Com Marcelinho na direita, o time reedita a dupla que brilhou nos corredores laterais durante a passagem de Daniel Paulista.

Ao mesmo tempo, os problemas de condicionamento tendem a diminuir à medida que o time economiza correria e acerta mais passes. Foi exatamente o que se viu na estreia vitoriosa do novo treinador.

Blog do Gerson Nogueira, 02/10/2025

Ler artigo completo