Aveilton Souza defende produção de cacau paraense durante sessão legislativa em Marabá

há 6 horas 3
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem

Durante sessão da Alepa Itinerante, realizada na Câmara Municipal de Marabá na terça-feira (7), o deputado estadual Aveilton Souza manifestou sua posição contrária à Instrução Normativa (IN) 125/2021 do Ministério da Agricultura, que prevê a flexibilização das barreiras fitossanitárias na importação de cacau. Segundo o parlamentar, a medida preocupa devido aos riscos para a produção nacional e para os pequenos agricultores paraenses.

“Nos últimos anos, o preço do cacau aumentou significativamente. Pequenos produtores passaram a melhorar suas propriedades e a viver melhor graças à venda e ao cultivo desse produto. Hoje, com a flexibilização proposta pelo Ministério, corremos o risco de repetir problemas do passado, como o surgimento da vassoura-de-bruxa, que ainda deixa resquícios no país”, alertou Aveilton Souza.

O deputado destacou que municípios como Novo Repartimento, Medicilândia, Uruará e São Félix do Xingu produzem algumas das melhores amêndoas de cacau do Pará e reforçou a importância de manter a proteção sanitária: “Se continuarmos flexibilizando a entrada de cacau sem o devido cuidado, teremos devastação na nossa produção e desvalorização do produto”.

O parlamentar também declarou apoio ao PDL-330/22, que propõe a revogação da IN-125, e informou que seu mandato está elaborando um documento em apoio à medida.

Confira:

Ler artigo completo